
presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, nesta quinta-feira (9), em Camaçari (BA), para enviar recados aos Estados Unidos e reforçar a posição de independência do Brasil nas relações internacionais.

Durante o discurso, Lula afirmou que o país “não tem preferência por nações” e voltou a criticar a decisão do governo americano de elevar em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros. Segundo ele, os motivos apresentados pela Casa Branca “não são verdadeiros”.
“Queremos uma relação civilizada com o mundo. Defendemos o multilateralismo e não concordamos com decisões baseadas em falsos argumentos”, disse o presidente.
Lula também comentou a conversa que teve com o presidente Donald Trump na última segunda-feira (6), por telefone. Ele afirmou acreditar que o impasse comercial será resolvido e destacou que o Brasil busca manter boas relações com todos os países.
“Não queremos estar mal com ninguém. Queremos estar bem com China, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Bolívia”, reforçou.
O presidente ainda elogiou o líder chinês Xi Jinping, a quem chamou de “amigo”, e afirmou que Brasil e China são protagonistas do chamado Sul Global. “Nos tratamos como dois países importantes que não aceitam que ninguém meta o dedo no nosso nariz. Queremos respeito e decência”, completou.
Investimento e transição energética
O complexo industrial da BYD em Camaçari representa um investimento de R$ 5,5 bilhões, segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), e tem potencial para gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.
Durante a cerimônia, o fundador e CEO da montadora, Wang Chuanfu, afirmou que “o futuro é elétrico” e destacou o papel do Brasil na transição energética global.
“O Brasil tem energia limpa em abundância e consumidores dispostos a adotar novas tecnologias. Vamos ajudar o país a acelerar a transformação verde”, disse.
A unidade baiana produzirá veículos elétricos e híbridos — equipados com motor a combustão flex (gasolina e etanol) e propulsão elétrica. Segundo Chuanfu, 30 carros híbridos flex serão fornecidos à COP-30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, e posteriormente doados a escolas públicas.
A BYD, líder no mercado de carros elétricos no Brasil há dois anos, já soma mais de 170 mil veículos comercializados no país.
