maracaju iptu
ENCONTRO NACIONAL DO PT

Lula defende que PT aumente bancada no Congresso e alerta para dificuldade de governar com minoria

Durante encontro do partido, presidente reconhece baixa representação na Câmara e reforça importância de ampliar apoio parlamentar nas próximas eleições

3 agosto 2025 - 14h35Wilian Miron e Cícero Cotrim
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do 17° Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado neste domingo em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do 17° Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado neste domingo em Brasília - Foto: WILTON JUNIOR

Durante discurso no 17º Encontro Nacional do PT, neste domingo (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o partido precisa eleger uma bancada maior no Congresso Nacional nas próximas eleições. Segundo ele, a atual composição dificulta a aprovação de medidas do governo, que frequentemente depende de negociações com partidos fora da base.

Canal WhatsApp

“Se depender só de nós ou de quem nos apoia, não aprovamos nada no Congresso. Quando mando uma MP [Medida Provisória], mando sabendo o número de votos que tenho”, declarou o presidente, ao destacar o desafio de governar com uma base minoritária.

Lula lembrou que, nas eleições de 2022, o PT elegeu apenas 70 dos 513 deputados federais. “É muita diferença. Se o PT fosse tão bom quanto achamos que somos, teríamos eleito ao menos 140”, afirmou, reforçando que a legenda precisa se preparar melhor para ampliar sua força política no Legislativo.

Reforma tributária aprovada mesmo com minoria

Apesar da composição desfavorável, Lula destacou conquistas importantes do governo, como a aprovação da reforma tributária, que avançou no Congresso mesmo com o PT em minoria. O presidente ressaltou o esforço de articulação política como fundamental para viabilizar projetos estratégicos da gestão.

Reparar erros e mirar no futuro

Lula também aproveitou o evento para defender uma autocrítica interna no partido. “O PT é sempre primeiro ou segundo colocado nas eleições presidenciais desde a redemocratização, mas precisamos reconhecer os erros cometidos para não repeti-los”, disse.

Citações a Delúbio Soares e José Dirceu

No início do discurso, o presidente mencionou a presença de Delúbio Soares e José Dirceu no encontro — figuras históricas do partido que foram alvos de condenações no escândalo do mensalão e na Lava Jato, mas posteriormente absolvidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Ninguém esqueceu a teoria do domínio do fato, a gente só não fala disso”, disse Lula, em referência à base jurídica usada nas condenações. A frase foi interpretada como um recado à militância e à memória dos episódios que marcaram a trajetória do PT nos últimos 20 anos.

Mais protagonismo no Congresso

O presidente ainda frisou que ter uma bancada robusta no Congresso é fundamental para garantir estabilidade política e capacidade de execução do programa de governo. Segundo Lula, além de disputar o Executivo, o PT precisa mirar com força nas disputas legislativas para formar uma maioria que sustente a agenda do partido.

O 17º Encontro Nacional do PT reuniu lideranças e militantes em Brasília e teve como foco o fortalecimento institucional da sigla e a preparação para os próximos embates eleitorais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas