
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou claro em entrevista ao SBT News nesta segundafeira (15) que ainda não decidiu se sancionará ou vetará o chamado PL da Dosimetria, projeto que pode reduzir a pena do expresidente Jair Bolsonaro (PL). Lula afirmou que vai analisar o texto quando ele chegar ao seu gabinete e tomar a decisão “com Deus ao meu lado”.
O projeto ainda está em tramitação no Congresso. Relator no Senado, o senador Esperidião Amin (PPSC) disse que, da forma como está, a proposta não deve ser aprovada e precisa de ajustes para corrigir brechas que poderiam beneficiar não só golpistas, mas outros criminosos. Amin deve apresentar seu parecer até esta quartafeira (17) na Comissão de Constituição e Justiça.
Embora não tenha antecipado se vetará o texto, Lula deixou clara sua posição sobre o expresidente: ele acredita que Bolsonaro “deve ser condenado” por tentar um golpe de Estado e por sua gestão da pandemia de Covid19, que, segundo o presidente, acumulou muitas mortes por irresponsabilidade. Lula disse que não discute quantos anos de pena Bolsonaro deveria cumprir, mas reforçou que quem age contra a democracia merece condenação.
Na entrevista, Lula afirmou que sua decisão levará em conta a defesa da democracia e a autonomia dos poderes, sem antecipar como votará quando o projeto chegar à Presidência.

