Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
18 de novembro de 2025 - 17h25
uems
INFRAESTRUTURA

Lula critica paralisação de obras por gestões anteriores e diz que 'quem paga é o povo'

Durante inauguração de ponte entre Tocantins e Pará, presidente defende continuidade de projetos e relembra creches, escolas e moradias paradas por governos passados

18 novembro 2025 - 15h55Gabriel Hirabahasi
: Lula critica abandono de obras por gestões passadas e defende continuidade de projetos para beneficiar a população
: Lula critica abandono de obras por gestões passadas e defende continuidade de projetos para beneficiar a população - Reprodução/Governo Federal
Terça da Carne

Durante a inauguração da ponte que liga os municípios de Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), nesta terça-feira, 18, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas à interrupção de obras públicas por motivos políticos. Segundo ele, o Brasil “sempre pagou um preço muito caro” pela irresponsabilidade de gestores que se recusam a dar andamento a projetos iniciados por antecessores de partidos adversários.

Canal WhatsApp

A ponte interestadual inaugurada hoje teve suas obras iniciadas ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas só foi concluída agora.

“Esse País sempre pagou um preço muito caro pela irresponsabilidade de prefeitos que não querem fazer a obra de outro prefeito, de governador que não quer fazer a obra do outro governador e de presidente que não quer fazer a obra do outro presidente”, afirmou Lula. “Enquanto a ignorância permeia na cabeça dos dirigentes, quem paga o pato é o povo brasileiro, que não recebe os benefícios que precisava receber.”

Obras paradas e retomadas - O presidente afirmou que seu governo está retomando projetos paralisados pelas gestões anteriores, especialmente durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Lula citou que 3 mil escolas e creches não foram entregues e que 87 mil moradias populares ficaram inacabadas.

“Em muito tempo, esse País não fez obras em infraestrutura. Por isso que em 2007, no meu segundo mandato, criei o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Trabalhei o ano de 2006 preparando um projeto das obras mais importantes. Fizemos os maiores investimentos em infraestrutura que esse País já conheceu”, lembrou o presidente.

Lula também aproveitou a cerimônia para citar ações recentes de seu governo, como:

Novo Vale-Gás

Isenção da conta de energia para famílias de baixa renda

Isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil

Mesmo diante de críticas, o presidente afirmou que continuará atuando para toda a população, inclusive para quem não o apoia.

“Tem muita gente que não gosta de mim, e não faço questão que gostem. Até o crédito agrícola, para muita gente do agronegócio que não gosta do Lula e do PT, é o maior plano da agricultura já feito nesse País. Não me importa se a pessoa gosta ou não de mim. Eu não quero casar com eles. O que me importa é que, se ele produz para o bem do País, terá a ajuda necessária. Não fui eleito para governar para os amigos”, declarou.

A ponte inaugurada nesta terça-feira representa um marco de integração regional, conectando o Tocantins ao Pará e facilitando o escoamento de produção, transporte de pessoas e desenvolvimento local.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas