3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
POLÍTICA

Lula critica Bolsonaro, ironiza campanha por anistia e reafirma postura sobre soberania nacional

Em Porto Velho, presidente também alfinetou Bolsonaro sobre "direito de defesa" e criticou postura do ex-presidente e seus filhos em relação a processos

8 agosto 2025 - 21h15Lavínia Kaucz, Gabriel de Sousa e Ricardo Corrêa
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncios de investimentos do Governo Federal para o estado de Rondônia. Presidente da Bolívia, Luis Arce participa do evento
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncios de investimentos do Governo Federal para o estado de Rondônia. Presidente da Bolívia, Luis Arce participa do evento - (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Em Porto Velho (RO), durante a assinatura de investimentos do governo federal no Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (8), ironizando a campanha do ex-presidente por anistia antes da conclusão do processo em que é acusado de tentativa de golpe de Estado.

Canal WhatsApp

Lula questionou o direito de Bolsonaro a uma ampla defesa e afirmou:

“Ô cara de pau, se defenda! Mostre que você é inocente.”

Lula destacou a presunção de inocência concedida a Bolsonaro, lembrando que, em seus próprios processos na Lava Jato, não teve esse mesmo benefício:

“O cidadão que está sendo julgado e aqueles que estão fazendo o impeachment de um ministro da Suprema Corte, porque ele está julgando ele, deveriam aprender o seguinte: ele está tendo o que eu não tive.”

O petista também ironizou a postura de Bolsonaro, acusando-o de se fazer de vítima e, em referência à campanha dos filhos do ex-presidente, afirmou:

“Seja homem. Crie vergonha. E responda pelo que você fez.”

Além das críticas a Bolsonaro, Lula voltou a abordar sua relação com os Estados Unidos. Em um discurso sobre soberania, afirmou que Donald Trump precisa entender que a soberania é um direito inalienável, destacando a postura independente do Brasil e comparando a situação do país com a de uma mulher que busca independência financeira.

“Nós não queremos briga. Nós queremos independência e ser donos do nosso nariz.”

O presidente também fez novas críticas a Eduardo Bolsonaro, comparando sua atuação com a postura de seus filhos durante sua prisão na Lava Jato. Lula desafiou a ideia de que seus filhos estariam chorando ou pedindo apoio internacional, destacando a educação e o caráter que busca incutir em sua família:

“Você viu algum filho meu chorando pelos cantos quando eu fui preso? Não. Sabe por quê? Porque eu ensinei meus filhos a ter vergonha na cara, a ter caráter e a respeitar o País.”

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop