
Durante compromisso oficial em Joanesburgo nesta sexta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para tratar de temas estratégicos entre os dois países. No encontro, os líderes concordaram que a balança comercial entre Brasil e África do Sul está aquém do potencial de ambas as economias.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) informou que os dois chefes de Estado avaliam a possibilidade de ampliar o Acordo entre o Mercosul e a União Aduaneira da África Austral, bloco formado por África do Sul, Botsuana, Namíbia, Lesoto e Essuatíni.
Lula também formalizou um convite a Ramaphosa para participar de um seminário empresarial no Brasil, previsto para o início de 2026. O presidente sul-africano aceitou o convite.
Além de temas comerciais, a conversa incluiu propostas de criação de um painel de especialistas para tratar de desigualdade social, além de reflexões sobre os resultados da próxima Conferência do Clima e o fortalecimento de instituições multilaterais.
O encontro ocorreu paralelamente à participação de Lula na Cúpula do G20, sediada neste ano pela África do Sul. A agenda do presidente inclui ainda uma visita a Moçambique na próxima segunda-feira (24), para celebrar os 50 anos de relações diplomáticas com o país africano.

