
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou que deixará o cargo em abril de 2025 para reassumir seu mandato como deputado federal. A declaração foi feita nesta quinta-feira (11), durante a abertura de um congresso da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em São Paulo.

Ao discursar para empresários do setor de bens de capital, Marinho afirmou que sua saída tem como objetivo a retomada de atividades no Legislativo. "A partir de abril, eu saio do governo para retomar o meu mandato de deputado", disse. Embora não tenha falado diretamente sobre candidaturas, a movimentação aponta para uma possível tentativa de reeleição em 2026.
O ministro também mencionou a intenção de atuar junto à frente parlamentar da indústria na Câmara, com quem já teve proximidade em gestões anteriores. "É um aprendizado que tive no passado com vocês, trabalhando juntos", comentou, ao lembrar de negociações conduzidas durante sua trajetória política.
No evento, Marinho destacou ainda os avanços obtidos pelo governo mesmo em meio a um "Congresso complexo", citando a retomada das políticas industriais e a aprovação da reforma tributária. Segundo ele, a nova estrutura tributária será determinante para melhorar o ambiente de negócios no país.
