
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), afirmou nesta quarta-feira (7) que não disputará as eleições de 2026 e que permanecerá no governo federal até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita durante participação no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Marinho, que é deputado federal eleito por São Paulo e atualmente licenciado do cargo, disse que a decisão foi tomada após um pedido direto do presidente da República. “O presidente pediu para eu ficar no governo. Portanto, não serei candidato a deputado federal este ano. Sou deputado federal licenciado para cumprir o papel de ministro, e continuarei no governo”, afirmou.
Segundo o ministro, a prioridade neste momento é dar continuidade ao trabalho à frente do Ministério do Trabalho, especialmente em pautas estruturais relacionadas ao mercado de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
Ele também comentou sobre o cenário político em São Paulo e informou que o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, Moisés Selerges Júnior, é pré-candidato a deputado federal em 2026.

