tce
MEIO AMBIENTE

Lidio Lopes reforça apoio à arborização e propõe novas ações para engajar população

Em evento da Semana da Árvore, deputado destaca reconhecimento internacional de Campo Grande e defende iniciativas interativas como plantio com QR Code

18 setembro 2025 - 13h45Assessoria
Lidio Lopes defendeu ações participativas de arborização
Lidio Lopes defendeu ações participativas de arborização - (Foto: Divulgação)
ENERGISA

Durante evento da Semana da Árvore, realizado na última quarta-feira (17), no Teatro Municipal de Campo Grande, o deputado estadual Lidio Lopes reafirmou seu compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida da população sul-mato-grossense. Na ocasião, o parlamentar defendeu o fortalecimento de políticas públicas de arborização urbana e compartilhou experiências recentes vividas em Belém do Pará, durante os preparativos para a COP30.

Canal WhatsApp

Um dos pontos destacados por Lidio foi a iniciativa simbólica de plantio de árvores com identificação individualizada, utilizada em Belém. Cada muda recebeu uma placa com nome do responsável e um QR Code para que o crescimento da árvore pudesse ser monitorado. “Isso é interessante e também é um atrativo para a gente fazer aqui em Campo Grande. As pessoas são estimuladas a plantar uma árvore e até mesmo cuidar daquela”, propôs o deputado, sugerindo que ações semelhantes podem aproximar os campo-grandenses da causa ambiental.

Campo Grande como referência internacional

Lidio Lopes também celebrou o fato de Campo Grande ter sido reconhecida, pelo sexto ano consecutivo, pelo programa Tree City of the World, que a classifica como referência global em arborização urbana. “Campo Grande está no mesmo patamar de grandes capitais estrangeiras, graças ao manejo correto e cuidado constante com as árvores”, destacou o deputado, ressaltando que esse reconhecimento é fruto de parcerias sólidas entre poder público, sociedade civil, empresas e instituições.

A capital sul-mato-grossense é reconhecida nacionalmente por manter uma das maiores proporções de árvores por habitante no país, o que contribui para o conforto térmico, melhoria da qualidade do ar e bem-estar da população. Para Lidio, esse padrão só pode ser mantido com políticas de longo prazo e envolvimento popular.

Educação ambiental e novos materiais técnicos

Durante o evento, a Prefeitura anunciou o lançamento de novos materiais técnicos e educativos voltados à arborização urbana. O objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre o tema e capacitar profissionais e cidadãos para atuarem de forma mais consciente e eficiente na manutenção das áreas verdes.

Para Lidio, iniciativas como essas são essenciais para consolidar a arborização como política pública integrada. “Investir na participação popular é passo fundamental para garantir um futuro mais saudável, seguro e sustentável para todos”, afirmou.

Compromisso com pautas ambientais

Ao final do evento, o deputado reforçou seu compromisso com causas ambientais e destacou que continuará atuando para que Campo Grande mantenha sua posição de destaque nacional e internacional na preservação de áreas verdes. “Acredito no potencial da nossa cidade para ser modelo de gestão ambiental. Preservar nossas árvores é preservar o futuro”, concluiu.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop