
Em Caarapó, a feira voltada ao empreendedorismo feminino, FEPEC, enfrenta uma barreira estrutural: a falta de energia elétrica. A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou indicação ao diretorpresidente da Energisa Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto dos Santos, pedindo a ligação de eletricidade no espaço da feira, que funciona com recursos de R$150mil em emendas já destinados pela parlamentar.
A feira tem função social importante: oferece renda e autonomia a mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade, e é promovida pela Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança, por meio do Projeto Benjamim, que disponibiliza terapias e oficinas de capacitação. A falta de energia, segundo Nogueira, “tem dificultado o trabalho das empreendedoras e prejudicado a continuidade das atividades”.
As emendas já permitiram a compra de barracas padronizadas e materiais para exposição. Agora, com a solicitação da ligação elétrica, esperase garantir funcionamento contínuo e sustentável da feira, que já se destaca como referência em valorização da mulher no município.
Lia Nogueira afirmou que o mandato seguirá apoiando o projeto para que ele “siga transformando vidas”. A indicação elétrica se mostra como passo essencial para manter o ambiente das empreendedoras ativo e preparado para crescer.

