
O presidente nacional do PSD e secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que uma unidade dos partidos de centro-direita em torno da candidatura do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) poderia “resolver rapidamente” a eleição presidencial de 2026.
A declaração foi feita durante um evento do Bradesco BBI, em Nova York, nesta quarta-feira (19).
Segundo Kassab, Tarcísio reúne condições para liderar uma candidatura única contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desde que sua imagem seja associada ao centro-direita, e não à direita mais tradicional.
“Se tivermos unidade em torno do Tarcísio, uma solução que lhe dê a marca de centro-direita, eu acho que resolvemos logo as eleições”, afirmou.
Kassab reforçou que o PSD apoiará Tarcísio caso ele decida disputar a Presidência. Se o governador paulista optar por não entrar na corrida, o partido deve lançar outro nome.
As alternativas são:
Ratinho Jr. (PSD) – governador do Paraná;
Eduardo Leite (PSDB) – governador do Rio Grande do Sul;
O dirigente acredita que, sem Tarcísio, uma disputa com mais candidatos oposicionistas poderia empurrar a eleição para o segundo turno, estratégia considerada positiva pela sigla.
Para Kassab, o cenário eleitoral começará a se consolidar cedo. Ele estima que os nomes para a disputa ao Planalto estarão definidos até o Carnaval de 2026, em fevereiro.

