
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta segunda-feira (10) que acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tomou a decisão de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Tenho de trabalhar com o dado que tenho. E o dado que tenho é que há uma escolha feita pelo presidente, apesar de não anunciada formalmente”, declarou Wagner, em referência à indicação de Messias.
O senador avaliou que é natural a frustração de aliados de outros cotados, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas afirmou não ver dificuldades na aprovação de Messias quando o nome for submetido à sabatina e votação no Senado.
Segundo Wagner, a demora no anúncio oficial ocorre porque o presidente Lula ainda realiza conversas políticas em Brasília, inclusive com o próprio Pacheco, antes de formalizar a indicação.
Caso o nome de Jorge Messias seja confirmado, ele ocupará a cadeira deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou do STF em setembro de 2023.

