
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou nesta sexta-feira (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou o envio de alimentos, remédios e itens de primeira necessidade à Faixa de Gaza. O anúncio foi feito durante o encerramento do Fórum Mundial da Alimentação, na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, Itália.

"Milhões de palestinos retornam para as ruínas de suas casas, tentando reconstruir suas vidas. Eles precisam de ações concretas, tanto materiais quanto políticas, para que o cessar-fogo seja efetivamente cumprido", disse Janja.
No discurso, a primeira-dama ressaltou que o acesso à alimentação é prejudicado por mudanças climáticas, como secas e enchentes, e por questões geopolíticas, incluindo conflitos armados e deslocamentos forçados. "Seja por clima ou guerras, a desnutrição profunda tem causado a morte de centenas de milhares de pessoas, principalmente crianças. Palestina e Sudão são exemplos do uso da fome como arma de subjugação e exploração", afirmou.
Janja também criticou a postura de países ricos que não cumprem promessas de contribuição a fundos e organismos multilaterais. Segundo ela, a redução de recursos para ajuda humanitária e desenvolvimento nos últimos anos agrava ainda mais a crise global de fome.
