
A primeira-dama Rosângela da Silva (Janja) está em Nova York como enviada especial para mulheres da COP-30, função designada pela presidência do evento. Ela chegou à cidade três dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU na próxima terça-feira (23). Janja está hospedada na residência oficial do embaixador brasileiro na ONU, Sérgio Danese, local tradicional para receber autoridades do país.

Nos próximos dias, a primeira-dama participará de encontros sobre combate à fome, crise climática e direitos das mulheres, além de acompanhar a agenda oficial de Lula, que inclui discussões sobre clima, democracia e a questão da Palestina.
Na quinta-feira (18), Janja participou de forma remota da 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar, como “Embaixadora da Alimentação Escolar do Brasil”, e à tarde se reuniu com representantes do Instituto Georgetown para Mulheres, Paz e Segurança, em encontro sobre gênero e mudanças climáticas.
Resumo da agenda internacional de Janja:
-
18/09: Cúpula Global da Alimentação Escolar e reunião do Instituto Georgetown;
-
19/09: Balanço Ético Global - América do Norte, evento da COP-30 sobre cumprimento do Acordo de Paris;
-
22/09: Confederação Internacional para Resolução Pacífica da Questão Palestina, almoço com lideranças femininas (Women Rise for All Lunch) e reunião com enviadas da COP-30;
-
23/09: Abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU com Lula, reunião sobre Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) e abertura de evento de alimentação escolar da Fundação Rockefeller;
-
24/09: Encontro sobre combate à fome e desnutrição infantil, evento “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo” e sessão especial em homenagem a Pepe Mujica, acompanhando Lula.
