senai
Repercussão internacional

Imprensa internacional destaca plano de Bolsonaro para pedir asilo a Milei

Jornais de Reino Unido, Espanha, Argentina e EUA repercutem indiciamento de Jair e Eduardo Bolsonaro pela Polícia Federal

21 agosto 2025 - 08h20Redação
O jornal argentino Clarín explicou detalhes da minuta de asilo
O jornal argentino Clarín explicou detalhes da minuta de asilo - (Foto: Reprodução/Clarín)
ENERGISA

A repercussão internacional sobre o indiciamento de Jair Bolsonaro e de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, chegou a veículos de imprensa de diversos países. Nesta quarta-feira (20), a Polícia Federal formalizou acusações contra ambos por tentativa de coação no curso do processo ligado à trama golpista investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O plano do ex-presidente de solicitar asilo político ao governo de Javier Milei, na Argentina, foi um dos pontos mais destacados pela mídia estrangeira.

Canal WhatsApp

O jornal britânico The Guardian publicou a manchete “Polícia brasileira acusa Bolsonaro de planejar fuga para a Argentina em busca de asilo”. Na reportagem, o ex-presidente brasileiro é descrito como “político de extrema direita” e o texto aponta que ele pode enfrentar uma pena superior a 40 anos de prisão, caso o STF decida por sua condenação na ação que trata da tentativa de anular os resultados das eleições de 2022.

The Guardian destacou o plano de pedir asilo político do ex-presidente The Guardian destacou o plano de pedir asilo político do ex-presidente - (Foto: Reprodução/The Guardian)

O espanhol El País também noticiou o indiciamento, lembrando que o celular de Bolsonaro foi apreendido no início do mês e que a análise dos dados obtidos contribuiu para a Polícia Federal elaborar um relatório de 170 páginas. O documento solicita nova acusação contra o ex-presidente, desta vez por obstrução de justiça.

El País narrou o plano de fuga e detalhou o papel de Eduardo El País narrou o plano de fuga e detalhou o papel de Eduardo - (Foto: Reprodução/El País)

O jornal destaca que, além da minuta de pedido de asilo à Argentina, outros elementos encontrados ajudaram os investigadores a solicitar o processamento judicial de Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, acusado de tentar pressionar o STF.

Na Argentina, o jornal Clarín foi direto no título: “Jair Bolsonaro planejava pedir asilo ao governo de Javier Milei em 2024”. O texto cita o documento elaborado por Bolsonaro, no qual ele se apresenta como vítima de perseguição política e busca se proteger de investigações relacionadas à tentativa de golpe.

O Clarín também contextualiza a relação próxima entre Bolsonaro e Milei, e informa que o ex-presidente brasileiro chegou a participar da posse do mandatário argentino, acompanhado do filho Eduardo.

Nos Estados Unidos, The New York Times e The Washington Post também cobriram o caso. O Times ressaltou os vínculos políticos entre Bolsonaro e Milei, chamando o argentino de "colega líder de direita". O jornal destaca ainda que Eduardo Bolsonaro esteve diversas vezes na Casa Branca nos últimos meses, em busca de apoio do governo norte-americano para interferir no processo judicial brasileiro.

Por sua vez, o The New York Times discorreu sobre as articulações de Eduardo Bolsonaro na Casa Branca Por sua vez, o The New York Times discorreu sobre as articulações de Eduardo Bolsonaro na Casa Branca - (Foto: Reprodução/The New York Times)

Segundo a publicação, o ex-presidente Donald Trump chegou a mencionar o caso ao anunciar novas tarifas contra o Brasil, pressionando o país a abandonar a ação contra Bolsonaro.

Já o Washington Post publicou uma matéria mais enxuta, informando que Bolsonaro aguarda uma decisão do STF relacionada à tentativa de golpe, e que foi formalmente acusado junto com Eduardo por tentar obstruir a Justiça.

The Washington Post detalhou o julgamento que o ex-presidente é alvo The Washington Post detalhou o julgamento que o ex-presidente é alvo - (Foto: Reprodução/The Washington Post)

A ampla cobertura internacional reforça o peso político e jurídico do indiciamento de Bolsonaro em pleno ano pré-eleitoral. As suspeitas de tentativa de fuga, somadas às movimentações do filho nos bastidores internacionais, dão dimensão global ao caso, que será avaliado pelo Supremo Tribunal Federal nas próximas semanas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas