
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), senador Humberto Costa, afirmou neste sábado (2) que a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é vítima de lawfare, termo usado para descrever o uso do sistema judicial como instrumento de perseguição política.

“Como vocês sabem, da mesma maneira que aconteceu no Brasil com o presidente Lula, temos hoje na Argentina um caso absolutamente claro, que logo é contra a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner”, disse Costa durante um encontro do PT em Brasília.
A declaração foi feita ao lado de um dirigente do Partido Justicialista, sigla argentina à qual Cristina Kirchner é ligada. O senador relembrou o apoio que políticos argentinos prestaram ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o período em que ele esteve preso.
Acusação de perseguição política
Cristina Kirchner foi condenada por corrupção na Argentina, mas Humberto Costa sustenta que a motivação da Justiça seria impedir sua atuação política.
“Cristina, como vocês sabem, é uma aliada nossa, é uma companheira que tem uma representatividade política, e o objetivo da justiça argentina é exatamente e impedir que ela possa continuar liderando movimento de oposição ao presidente de extrema direita, Javier Milei”, afirmou o presidente do PT.
O comentário faz referência ao atual presidente da Argentina, Javier Milei, que assumiu o cargo com um discurso fortemente crítico à esquerda latino-americana. Para Costa, a atuação da Justiça argentina contra Cristina tem caráter político e visa enfraquecer a oposição ao governo de Milei.
