
Montagens com imagens e falas manipuladas por inteligência artificial (IA) passaram a circular nas redes sociais como munição no embate entre governo federal e Congresso Nacional. A onda de vídeos falsos ganhou força após os parlamentares derrubarem o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aumentava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Entre os principais alvos estão o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a primeira-dama Rosângela da Silva (Janja) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Vi dizê que o HUGO MOTTA TRAIDOR, tá muito puto com esse vídeo.
— Artemis Zamis (@esquerdeando) July 2, 2025
AGORA É A VEZ DO POVO pic.twitter.com/4329gIPbH6
Vídeos satíricos viralizam com críticas ao governo e ao Congresso - Personagens e cenários fictícios criados com IA colocam os nomes públicos em situações que misturam sátira, crítica política e desinformação. Um dos vídeos mais disseminados traz o personagem “Hugo Nem Se Importa”, inspirado no deputado Hugo Motta, em um jantar fictício com empresários. O conteúdo ironiza o reembolso de R$ 27 mil feito pelo parlamentar à Câmara dos Deputados por um encontro real ocorrido em outubro de 2023, como revelou o portal Metrópoles.
É ou não é o Congresso da mamata? Olha aí mais um vídeo do meu parça @gentedemal usando a IA para cobrar de Hugo Motta que não faça o Congresso ser inimigo do povo. pic.twitter.com/CYtfUyakC9
— GugaNoblat (@GugaNoblat) July 2, 2025
“Podem beber e comer à vontade, reembolso é para isso mesmo: para degustar o suor do povo”, diz o personagem em um trecho do vídeo, que circula em redes como TikTok e Instagram. Em outro momento, o mesmo avatar declara: “O Congresso já decidiu: nada de taxar vocês. Agora, congelar o salário mínimo? Aí a gente faz com gosto.”
Outra montagem mostra Janja em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), segurando sacolas de grife. A aeronave é exibida com a estampa “FAB Uber” — uma ironia ao uso de voos oficiais. O vídeo faz referência a uma viagem real da primeira-dama e do ministro Alexandre de Moraes, também noticiada pelo Metrópoles.
Na montagem, Janja afirma: “É muito bom ser primeira-dama, uma vida dos sonhos, viajando o mundo às suas custas.” Em outra imagem, ela aparece ao lado de Moraes, ambos brindando com taças de espumante.
Tensão aumentou após queda do decreto do IOF - Em 25 de junho, o Congresso tomou uma decisão inédita em mais de 30 anos ao anular um decreto presidencial que aumentava o IOF. A justificativa dos parlamentares para a rejeição foi impedir aumento da carga tributária. Para o governo federal, a decisão fere a Constituição, que atribui ao Executivo a prerrogativa de alterar as alíquotas do imposto.
Com a judicialização da disputa no Supremo Tribunal Federal, a base aliada do Planalto endureceu o discurso contra os oposicionistas e adotou um tom mais polarizado, acusando setores do Congresso de agirem como “inimigos do povo”.
