Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
11 de dezembro de 2025 - 04h56
tjms
CÂMARA FEDERAL

Hugo Motta acelera análise de processos contra quatro deputados

Presidente da Câmara encaminha casos de Ramagem, Zambelli, Eduardo Bolsonaro e Glauber Braga ao plenário

9 dezembro 2025 - 14h45Victor Ohana
Hugo Motta anunciou que os processos envolvendo quatro deputados serão encaminhados ao plenário nos próximos dias.
Hugo Motta anunciou que os processos envolvendo quatro deputados serão encaminhados ao plenário nos próximos dias. - Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (9) que vai acelerar os trâmites dos processos disciplinares envolvendo quatro parlamentares: Alexandre Ramagem (PL-RJ), Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ). As decisões foram comunicadas após reunião com o colégio de líderes.

Canal WhatsApp

No caso de Carla Zambelli, Motta afirmou que, assim que a Comissão de Constituição e Justiça concluir a votação desta quarta-feira (9), o processo será levado diretamente ao plenário.

Para Alexandre Ramagem, o rito não passa pela CCJ. A Mesa Diretora abrirá nesta terça o prazo de cinco sessões para apresentação da defesa. A expectativa é que o caso seja apreciado pelo plenário já no dia 17 de dezembro.

O processo contra Glauber Braga já foi encerrado no Conselho de Ética e também será pautado no plenário ainda nesta semana.

Quanto a Eduardo Bolsonaro, que acumula número suficiente de faltas para justificar a cassação do mandato, Motta informou que será publicado prazo de cinco sessões para defesa. Depois disso, a Mesa Diretora anunciará sua decisão.

As quatro análises devem movimentar a reta final dos trabalhos legislativos de 2025, concentrando atenções sobre possíveis punições e seus impactos políticos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop