segov dengue
POLÍTICA

Hugo Motta indica Fred Queiroga para Codevasf, apesar de condenação

A indicação do ex-vice-presidente da Companhia de Docas do Estado para a superintendência da Codevasf gerou controvérsia devido à sua condenação por fraude em 2023

22 agosto 2025 - 21h00Levy Teles e Gabriel de Sousa
O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, indicou para a Codevasf aliado que tem condenação.
O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, indicou para a Codevasf aliado que tem condenação. - (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)
ENERGISA

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicou Fred Queiroga (Republicanos) para assumir a superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na Paraíba. A decisão, que já foi confirmada, gerou controvérsia devido ao histórico de Queiroga, que foi condenado por desvio de recursos públicos.

Canal WhatsApp

Queiroga, até então vice-presidente da Companhia de Docas do Estado da Paraíba, foi condenado em 2023 pelo Tribunal de Justiça da Paraíba a nove anos e nove meses de prisão, além de ser proibido de ocupar cargos públicos pelos próximos cinco anos. Ele foi considerado culpado por envolvimento em um esquema de fraude e apropriação indevida de verbas públicas durante seu período como tesoureiro da Prefeitura Municipal de Boa Ventura (PB), entre 2005 e 2006.

A sentença revela que Queiroga falsificou documentos públicos e privados para desviar recursos públicos para seu benefício pessoal. Apesar da condenação, o ex-vice-presidente recorreu da decisão.

Nos bastidores, a indicação de Queiroga contou com a articulação do prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), pai de Hugo Motta. Nabor, que é pré-candidato ao Senado em 2026, tem Queiroga como um de seus aliados e cabos eleitorais na Paraíba.

Este ano, a Codevasf dispõe de um orçamento de cerca de R$ 2,1 bilhões. A vaga para a superintendência foi aberta após o senador Efraim Filho (União-PB) retirar seu aliado da função. Efraim, que faz oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, pretende se lançar como candidato ao governo da Paraíba nas eleições de 2026.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas