Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
19 de dezembro de 2025 - 02h29
sesi
ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos com mais de 69% dos votos

Com trajetória política construída na cidade, tucano venceu eleição suplementar após cassação do ex-prefeito

6 abril 2025 - 17h00Ricardo Eugênio
Hélio Acosta (PSDB) é eleito prefeito de Paranhos com 69,41% dos votos após cassação do antigo gestor.
Hélio Acosta (PSDB) é eleito prefeito de Paranhos com 69,41% dos votos após cassação do antigo gestor.

A cidade de Paranhos, que faz fronteira com o Paraguai, escolheu neste domingo (6) o novo prefeito. Com 69,41% dos votos válidos, Hélio Acosta (PSDB) foi eleito no que se chama de eleição suplementar — ou seja, fora do calendário regular. A votação aconteceu porque o antigo prefeito teve a candidatura cassada por irregularidades.

Canal WhatsApp

Com 4.088 votos, Hélio venceu o candidato Jorge Ricardo Laurício (PT), que teve 1.802 votos, o equivalente a 30,59%. Mas o adversário ainda está com a candidatura em julgamento, porque fez o registro fora do prazo. A Justiça Eleitoral negou o pedido, e o caso segue sob análise.

Uma eleição depois da cassação - Hélio Acosta já estava na cadeira de prefeito desde o fim de 2024, quando assumiu de forma interina. Ele era presidente da Câmara de Vereadores e teve que assumir o cargo após a cassação de Heliomar Klabunde (MDB), que havia vencido a eleição anterior, mas teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O motivo da cassação foram irregularidades nas contas públicas da gestão anterior de Heliomar, quando também ocupava o cargo de prefeito. Sem um nome validado pela Justiça, Paranhos precisou voltar às urnas.

Quem é o novo prefeito?Hélio Ramão Acosta tem 41 anos e é um nome conhecido na política local. Foi vereador por três mandatos, com a primeira eleição em 2012. Em 2024, foi eleito novamente para a Câmara e assumiu a presidência da casa. Com a queda do antigo prefeito, acabou tomando posse como interino.

Agora, foi escolhido pelo voto direto da população. Ele declarou à Justiça Eleitoral R$ 130 mil em bens — sendo R$ 80 mil em espécie e um carro Honda Civic.

Disputa e Justiça - A eleição teve dois candidatos, mas apenas Hélio teve o registro aceito sem problemas. A chapa adversária, formada por Jorge Ricardo Laurício (PT), foi registrada fora do prazo permitido por lei. O pedido foi protocolado um dia depois do limite, e o juiz da 1ª Zona Eleitoral de Amambai, Daniel Raimundo da Matta, indeferiu a candidatura. A decisão foi mantida pelo TRE-MS dois dias antes da eleição.

Mesmo assim, Jorge Ricardo participou da disputa, com os votos considerados “sub judice”, ou seja, pendentes de decisão definitiva da Justiça.

O que vem pela frente? Com a eleição confirmada, Hélio Acosta agora deixa o cargo de interino e assume oficialmente a prefeitura de Paranhos. A expectativa, segundo aliados, é de continuar os projetos iniciados nos últimos meses, com foco na melhoria da infraestrutura, serviços públicos e parcerias com o governo do Estado.

Para muitos moradores, a nova eleição representou uma chance de virar a página e dar continuidade à gestão com respaldo das urnas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop