BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
INTEGRAÇÃO CULTURAL

Hashioka prestigia 4ª Edição do Bicentenário da Bolívia na Praça do Rádio

Evento celebrou os 200 anos da Bolívia e reforçou projeto de reconhecimento a comunidades estrangeiras em MS

8 setembro 2025 - 13h40Elaine Rodrigues
Hashioka ao lado de representantes da comunidade boliviana durante evento cultural em Campo Grande
Hashioka ao lado de representantes da comunidade boliviana durante evento cultural em Campo Grande - Foto: Elaine Rodrigues
ENERGISA

O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) participou no último sábado (6) da 4ª edição do Bicentenário da Bolívia, evento que comemorou os 200 anos de independência do país vizinho e reuniu apresentações culturais, gastronomia típica e produtos tradicionais bolivianos. A celebração reforçou a importância da comunidade boliviana na diversidade sociocultural de Mato Grosso do Sul.

Canal WhatsApp

“É uma grande alegria prestigiar este evento que celebra a história, a cultura e a contribuição do povo boliviano para o nosso Estado, fortalecendo ainda mais os laços de amizade entre Brasil e Bolívia”, declarou Hashioka. O parlamentar também destacou a importância de manter vivas as tradições culturais e promover a integração entre os povos da região de fronteira.

Durante o evento, o deputado foi elogiado por lideranças da comunidade boliviana pelo apoio a iniciativas de valorização cultural. “Precisamos de um espaço para mostrar nossa cultura, dança e diversidade na gastronomia. E o deputado Roberto Hashioka está nos apoiando e colaborando com o nosso projeto”, afirmou Orlando Turpo, diretor do Centro Cultural Boliviano Tinkuna e organizador da celebração.

Comenda para Nações Amigas

A presença de Hashioka no evento também coincidiu com a recente apresentação do Projeto de Resolução 45/2025, de sua autoria, que propõe a criação da “Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul”. A proposta busca reconhecer o papel das comunidades estrangeiras na formação cultural e social do Estado.

A honraria será concedida anualmente a até três personalidades indicadas por entidades representativas das colônias japonesa, libanesa, portuguesa, boliviana, paraguaia, italiana e espanhola. A entrega da comenda ocorrerá na terceira semana de outubro, em alusão à Festa das Nações Amigas, instituída pela Lei Estadual 6.043/2023 no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Para Albino Romero, presidente da Associação Cultural das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul, a iniciativa do parlamentar representa um marco. “Graças ao deputado, todas essas colônias serão homenageadas com a medalha do Mérito Legislativo das Nações Amigas de MS. Esse grande sonho se tornará realidade”, destacou.

A proposta segue agora para tramitação na Assembleia Legislativa e, se aprovada, institucionalizará um novo instrumento de reconhecimento oficial à contribuição das comunidades estrangeiras que ajudam a moldar a identidade multicultural sul-mato-grossense.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop