Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
21 de novembro de 2025 - 14h50
alms
POLÍTICA

Guilherme Derrite deve deixar Secretaria de Segurança e retornar à Câmara ainda este ano

Deputado federal avalia saída do governo Tarcísio para participar de discussões sobre segurança pública e mira o Senado em 2026

21 novembro 2025 - 14h05Redação O Estado de S. Paulo
Guilherme Derrite avalia saída da Secretaria de Segurança de SP para retomar mandato na Câmara dos Deputados
Guilherme Derrite avalia saída da Secretaria de Segurança de SP para retomar mandato na Câmara dos Deputados - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP) afirmou que poderá deixar o comando da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo ainda em 2025. Em entrevista à GloboNews, o parlamentar disse que está negociando com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) seu retorno definitivo à Câmara dos Deputados.

Canal WhatsApp

“Vou combinar com o governador Tarcísio de Freitas o meu retorno definitivo pra Câmara. Mas pode ser que aconteça esse ano ainda”, declarou o deputado.

Derrite já se afastou temporariamente do cargo em ocasiões anteriores para participar de debates legislativos, como quando atuou como relator do Projeto de Lei Antifacção. Agora, o foco é acompanhar de perto a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que poderá entrar em pauta nas próximas semanas em Brasília.

Semana temática sobre segurança pública - De acordo com o parlamentar, há a possibilidade de a Câmara dos Deputados realizar uma quinzena temática voltada exclusivamente ao debate de propostas relacionadas à segurança pública. “Existe a chance do presidente Hugo Motta da Câmara pautar duas semanas exclusivas de debates e temas sobre a segurança pública”, explicou.

A intenção de Derrite é contribuir com a articulação e avanço de propostas voltadas ao combate à criminalidade e fortalecimento das forças de segurança, área que domina desde sua atuação como policial militar e, posteriormente, como parlamentar.

A entrevista também evidenciou as pretensões eleitorais de Derrite para os próximos anos. O deputado mencionou que já está de olho nas movimentações para 2026, quando haverá vagas em disputa no Senado por São Paulo.

“Também é um ano eleitoral, e eu confesso que as atenções não só de vocês da mídia, mas nossa também, já estão bem voltadas para o ano que vem”, afirmou. A declaração alimenta especulações sobre uma possível candidatura do parlamentar ao Senado Federal.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas