Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
20 de outubro de 2025 - 22h44
maracaju iptu
POLÍTICA

Guilherme Boulos é anunciado como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Deputado federal do PSOL assume pasta voltada à articulação com movimentos sociais e sociedade civil

20 outubro 2025 - 20h15
Guilherme Boulos assume a Secretaria-Geral da Presidência e será o responsável pelo diálogo com movimentos sociais.
Guilherme Boulos assume a Secretaria-Geral da Presidência e será o responsável pelo diálogo com movimentos sociais. - (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta segunda-feira (20) a escolha do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele assume a vaga ocupada por Márcio Macêdo, que estava na função desde o início do governo, em janeiro de 2023.

Canal WhatsApp

A nomeação será publicada na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU). A Secretaria-Geral é responsável por promover o diálogo entre o Palácio do Planalto, os movimentos sociais, organizações da sociedade civil e diversos setores populares.

A decisão foi tomada durante reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença dos ministros Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Sidônio Palmeira (Comunicação Social), além do próprio Márcio Macêdo.

Desafios à frente da Secretaria-Geral - A missão de Boulos na nova função será garantir uma articulação direta com as bases sociais do governo, ampliar a escuta dos movimentos populares e consolidar a participação social nas decisões de governo. Aos 43 anos, ele é o primeiro nome do PSOL a ocupar um cargo ministerial no governo Lula.

Com forte histórico de atuação em causas urbanas e de moradia, Boulos representa uma ala da esquerda social que tem forte ligação com os movimentos de base.

Quem é Guilherme Boulos - Natural de São Paulo, Guilherme Castro Boulos nasceu em 19 de junho de 1982, no bairro de Pinheiros. Filho dos médicos infectologistas Marcos e Maria Ivete Boulos, foi criado em uma família de classe média. Cursou o ensino médio em escola pública por escolha própria e começou cedo sua trajetória política no movimento estudantil.

Formado em filosofia pela USP, com especialização em psicologia clínica pela PUC e mestrado em psiquiatria também pela USP, atuou como professor da rede pública, escritor e militante social. Seus livros incluem: "Por que ocupamos?", "De que lado você está?" e "Sem Medo do Futuro".

Aos 19 anos, passou a integrar o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), onde se consolidou como uma das principais lideranças nacionais na luta por moradia e reforma urbana. Foi nesse contexto que conheceu sua companheira, Natália Szermeta, com quem tem duas filhas, Sofia e Laura.

Carreira política - Filiado ao PSOL, Boulos ganhou projeção nacional ao disputar a Presidência da República em 2018, aos 35 anos. Depois, concorreu à Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024. Em 2022, foi eleito deputado federal por São Paulo com mais de 1 milhão de votos, sendo o parlamentar mais votado do estado e o segundo mais votado do país.

A chegada ao ministério é vista como um passo estratégico para fortalecer a interlocução do governo com as pautas sociais e ampliar o diálogo com setores progressistas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas