
Nem todos os presentes na Marquês de Sapucaí acompanharam o coro favorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de domingo, 15. Durante o desfile da Acadêmicos de Niterói, um pequeno grupo de cinco homens, vestidos com camisetas da Seleção Brasileira, se manteve imóvel a poucos metros do chefe do Executivo no camarote da Prefeitura do Rio.
Enquanto a maior parte do público entoava gritos de “olê, olê, olá, Lula, Lula” e aplaudia o presidente, os cinco homens demonstraram oposição. Em determinado momento, um deles chegou a mostrar o dedo médio em direção a Lula. Ao longo do desfile, também fizeram gestos com dedos em riste na direção do petista.
Na metade da apresentação da escola, agentes da Polícia Federal se posicionaram próximos ao grupo. Segundo relato, os homens foram orientados a “conter excessos por questões de segurança”.
Após a abordagem, permaneceram no local sem novas manifestações mais ostensivas. Durante os cerca de 75 minutos de desfile da agremiação, mantiveram postura estática, contrastando com o restante do público na frisa do camarote.
Lula assistiu à apresentação ao lado da primeira-dama Janja e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), no camarote da Prefeitura. O grupo contrário ao presidente estava posicionado logo abaixo da área onde ele se encontrava.
Apesar do episódio, o clima predominante na Sapucaí foi de apoio ao presidente, que foi aplaudido pela maioria dos presentes na arquibancada.

