
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai estrear um novo slogan institucional para marcar a próxima fase de sua gestão. A partir da próxima semana, o país passará a ver nas campanhas e peças oficiais a frase “Do lado do povo brasileiro”, que substituirá o slogan anterior, “União e Reconstrução”, adotado desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023.

A nova identidade visual foi apresentada nesta terça-feira (26), durante a segunda reunião ministerial de 2025, realizada em Brasília com a presença do presidente e de ministros. A mudança tem como objetivo alinhar a comunicação do governo ao momento político e às ações planejadas para os próximos anos.
Sinalização de nova fase do governo
Segundo integrantes do governo, o slogan “União e Reconstrução” cumpriu sua função no período de reorganização das políticas públicas e da retomada de programas sociais, econômicos e institucionais. Agora, a nova frase — “Do lado do povo brasileiro” — representa uma etapa voltada para o cuidado com a população, a justiça social e a defesa da soberania nacional.
A leitura interna é de que o governo entrou em uma fase de entrega. A comunicação deve acompanhar esse novo momento, enfatizando que o foco passa a ser o cidadão comum, suas necessidades e direitos, além da presença mais ativa do Estado em áreas sensíveis, como saúde, educação, moradia, segurança alimentar e geração de emprego.
“Do lado do povo brasileiro” é uma frase mais direta, emocional e politicamente carregada, buscando também consolidar a conexão com a base popular do governo e ampliar sua identificação com os eleitores menos engajados politicamente.
Consolidação de ações e preparação para 2026
A alteração na marca institucional ocorre no contexto em que o governo busca reforçar sua imagem pública e organizar a comunicação para a reta final do mandato. Além disso, a mudança acontece em meio a uma série de anúncios de novos programas sociais, como o Gás do Povo, o Pé-de-Meia e o Minha Casa, Minha Vida Classe Média — medidas que devem ser associadas diretamente ao novo slogan.
A expectativa do Planalto é que a nova frase passe a ser exibida em campanhas de rádio, TV, redes sociais e peças institucionais já nos próximos dias. O material gráfico já está sendo preparado pelas equipes de publicidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Slogans anteriores e comunicação institucional
O slogan “União e Reconstrução” foi adotado como uma marca de transição no início do governo Lula, com o intuito de representar o esforço de recuperação de programas e instituições após o período anterior. Agora, “Do lado do povo brasileiro” assume o papel de transmitir estabilidade, compromisso social e alinhamento com as prioridades populares.
Nos bastidores, a escolha também busca diferenciar a gestão atual de governos anteriores e criar uma narrativa clara para o eleitorado. A nova marca institucional será acompanhada por uma reformulação nas campanhas publicitárias federais, com foco na proximidade com a população.
