
Campo Grande foi palco do lançamento dos investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (21).

O evento, que contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, da ministra do Planejamento, Simone Tebet e do ministro do Empreendedorismo Marcio França que estiveram acompanhados pelo governador Eduardo Riedel, trouxe uma série de anúncios de investimentos para o estado. No entanto, a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (UFN3) será incorporada ao programa apenas em novembro.
Em suas palavras, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou: "Sobre a UFN3, nós vamos já trazer para o Mato Grosso do Sul o presidente da Petrobrás em novembro para Mato Grosso do Sul, nós fizemos questão de tirar do PAC para mostrar que nós vamos colocar no PAC na hora certa. A UFN3 vai entrar no PAC em novembro". Esta declaração ressalta a importância estratégica da obra e a atenção dedicada a ela pelo governo federal.
Entre as principais obras anunciadas estão melhorias em rodovias, aeroportos e hidrovias, além de investimentos em energia limpa e combustível de baixo carbono. O contorno da cidade de Três Lagoas, que visa diminuir o fluxo viário de cargas e passageiros no perímetro urbano, foi um dos destaques. A obra, já em execução, promete ampliar a competitividade dos produtores de grãos e outros setores do agronegócio local.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, a ministra do Planejamento, Simone Tebet e do ministro do Empreendedorismo Marcio França que estiveram acompanhados pelo governador Eduardo Riedel
Rota Bioceânica e BR-267 - A adequação da BR-267, entre Alto Caracol e Porto Murtinho, também foi ressaltada. A obra é estratégica para a Rota Bioceânica, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico através de uma ponte sobre o Rio Paraguai, financiada pelo lado paraguaio da Itaipu Binacional.
Aeroporto de Dourados e Hidrovia do Rio Paraguai - O aeroporto de Dourados receberá melhorias na pista de pouso e decolagem, pátio e taxiway. Além disso, a dragagem do Rio Paraguai, no Tramo Norte, foi incluída como um empreendimento prioritário, visando melhorar a navegabilidade e dinamizar a economia regional.
Energia Limpa e Combustível de Baixo Carbono - Na área de combustíveis de baixo carbono, a modernização da usina de Caarapó está prevista para a produção de etanol de segunda geração. Também foi anunciada a implantação da termelétrica a biomassa UTE Suzano RRP1, em Ribas do Rio Pardo.
O governador Eduardo Riedel destacou: "Todos esses investimentos junto com o capital privado que está chegando, eles criam uma sinergia. A gente está falando da retomada imediata de investimentos para a duplicação e tantos outros".
A relação entre os governos estadual e federal foi um tema da entrevista. Rui Costa, ministro da Casa Civil, comentou sobre a união com os governos estaduais, dizendo: "Nós vimos um ambiente muito tensionado no Brasil polarizado... E para você que está no governo federal se tornar efetivo as ações que mudam a vida das pessoas, você precisa ganhar capilaridade nas ações. Essa capilaridade que você consegue dialogando".
