
Durante o desfile oficial de 7 de Setembro, realizado neste domingo (7) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o governo federal distribuiu bonés com o slogan “Brasil Soberano” ao público presente. O item, oferecido nas cores branca, azul e amarela, traz também a logomarca do governo e o emblema das comemorações da Independência.

A frase escolhida pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para marcar o evento cívico reflete o posicionamento político adotado recentemente diante de tensões com os Estados Unidos, especialmente após a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O slogan também ecoa críticas à pressão por anistia de envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e na suposta tentativa de golpe de Estado.
Além de aparecer nos bonés, o lema “Brasil Soberano” também foi posicionado em destaque na tribuna de honra, onde ficam as principais autoridades durante o desfile. A escolha do mote reforça o tom nacionalista e soberanista adotado pelo governo federal nas últimas semanas.
O acesso à Esplanada contou com medidas extras de segurança para garantir a ordem durante o evento. O público foi revistado antes de entrar no gramado e nas arquibancadas. Objetos considerados perigosos, como materiais pontiagudos, foram proibidos.
O policiamento foi ampliado com mais agentes circulando na região, em uma operação preventiva coordenada pelos órgãos de segurança do Distrito Federal e do governo federal.
