
O governador Eduardo Riedel reuniu nesta quarta-feira (17) todo o secretariado estadual e presidentes de autarquias para avaliar os resultados de 2025 e alinhar as metas para 2026. O balanço foi considerado positivo, com destaque para avanços em áreas estratégicas como educação, saúde, segurança, infraestrutura e assistência social, além de reforço no compromisso de “não deixar ninguém para trás”.
Durante o encontro, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Riedel pontuou que a principal marca da gestão é melhorar a vida da população, com entregas de qualidade em todas as regiões do Estado. Entre os resultados apresentados, estão a ampliação da educação profissional nas escolas estaduais, novos equipamentos de saúde — como o Hospital Regional de Dourados, que será inaugurado no sábado (20) —, além da redução nos índices de criminalidade.
Na área da infraestrutura, o Estado ampliou a malha rodoviária, investindo em obras de escoamento da produção e segurança nas estradas. O programa MS Ativo pactuou projetos urbanos em todas as 79 cidades, somando R$ 1,9 bilhão em investimentos. No saneamento, a cobertura de esgoto chegou a 74%, com meta de alcançar 90% até 2028.
Na educação, cerca de 45% dos alunos do ensino médio da Rede Estadual passaram a ter aulas profissionalizantes. Todas as escolas receberam equipamentos de robótica, e 70% das unidades foram reformadas. Na saúde, a maior cobertura vacinal do país foi registrada, além da ampliação do atendimento hospitalar com PPPs (Parcerias Público-Privadas) e novas estruturas regionais.
Governador discursa durante reunião secretarialA segurança pública registrou queda nos índices de homicídios, roubos e furtos, além do fortalecimento de políticas transversais como a ampliação das Salas Lilás para proteção de mulheres e novas bases do Corpo de Bombeiros no Pantanal.
No social, o Estado avançou no combate à pobreza extrema, com programas de busca ativa e manutenção de benefícios sociais. Na cultura, festivais como Bonito e América do Sul foram renovados com foco em sustentabilidade, e o “MS ao Vivo” reuniu mais de 200 mil pessoas em Campo Grande.
Segundo Riedel, “nossa marca é a capacidade de gestão em todas as áreas, para entregar resultados positivos diretamente às pessoas. Temos essa responsabilidade com a sociedade, sem deixar ninguém para trás. Sabemos do esforço, dedicação e comprometimento de toda equipe”.
A gestão municipalista, com obras urbanas em todos os municípios, contribuiu para a integração e o desenvolvimento regional. O vice-governador José Carlos Barbosa avaliou que o desempenho das secretarias “mostra integração, trabalho transversal e dá tranquilidade para encerrar o ano com bons indicadores”.
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Pérez, destacou que 88% das metas fixadas para 2025 foram cumpridas e que 98% das ações previstas no plano de governo já foram concluídas desde 2023. “O foco é manter as entregas e resultados em 2026, com eficiência, responsabilidade e qualidade no serviço público”, disse.
Reunião ocorreu no Centro de Convenções Rubens Gil de CamilloPlanejamento para 2026 - Entre as metas para o próximo ano estão a continuidade da expansão em educação, saúde e infraestrutura, avanços no saneamento básico e novas entregas previstas para todo o Estado. O objetivo é manter o ritmo de investimentos, garantir eficiência na gestão e alcançar a universalização dos serviços essenciais.
O governador finalizou a reunião reafirmando o compromisso com transparência, zelo ao dinheiro público e melhoria contínua dos serviços ofertados à população. “Temos muito a fazer ainda, mas estamos fazendo o melhor possível. O próximo ano será desafiador e nosso foco será levar resultados concretos a todos os sul-mato-grossenses”, concluiu Riedel.

