BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
POLÍTICA

Gilmar vota por manter Zambelli no banco dos réus por perseguição armada na véspera da eleição

Em julgamento virtual, ministro defende rejeição de recurso da defesa de bolsonarista que tentava derrubar ação penal por porte ilegal e constrangimento ilegal

17 novembro 2023 - 14h30Pepita Ortega / Estadão
A deputada Carla Zambelli ( PL-SP).
A deputada Carla Zambelli ( PL-SP). - (Foto: WILTON JUNIOR)
ENERGISA

Saiba Mais

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para que a Corte rejeite o recurso em que a deputada Carla Zambelli que tenta derrubar a ação penal a que responde por perseguir, com arma em punho, um jornalista negro nas ruas do bairro do Jardins, em São Paulo, às vésperas da eleição de 2022.

Canal WhatsApp

A defesa da bolsonarista tenta tirar o caso das mãos do STF, alegando a incompetência da Corte para julgar o caso, e ainda pede que seja revista a decisão que colocou Zambelli no banco dos réus.

Em agosto passado, por maioria de votos, o Tribunal entendeu que havia evidências para a abertura de uma ação penal contra a bolsonarista por supostos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

O recurso de Zambelli é analisado em uma sessão virtual que teve início nesta sexta-feira (17) e tem previsão de terminar no próximo dia 24. Até lá, os ministros podem depositar seus votos sobre o caso, pedir mais tempo para analisar o recurso ou até remeter a discussão para o plenário físico do STF.

Em seu voto, Gilmar Mendes rechaçou a alegação de que o caso não deveria tramitar no Supremo. O decano frisou que Corte reiterou, em diferentes momentos, sua competência para julgar Zambelli.

A defesa também sustentou que a deputada não poderia ser enquadrada por porte ilegal de arma sob o argumento de que a parlamentar teria autorização para carregar sua pistola. Gilmar Mendes rebateu o argumento lembrando que a Corte também já havia analisado o mesmo ao receber a denúncia contra Zambelli.

Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) com arma em punho durante confusão em São Paulo. Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) com arma em punho durante confusão em São Paulo

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas