
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), teve papel de destaque na missão internacional à Ásia, liderada pelo governador Eduardo Riedel. Durante a passagem pela Índia, Claro ressaltou a importância de o Brasil adotar uma postura mais proativa nas relações com mercados globais, como o indiano, que tem um PIB superior a 4 trilhões de dólares.

“É preciso ter coragem para liderar as transformações necessárias. A Índia, com mais de um bilhão de habitantes, é uma grande oportunidade para o Brasil se posicionar estrategicamente no cenário global”, afirmou Gerson Claro. Ele destacou ainda as semelhanças culturais e econômicas com o Brasil, além do enorme potencial que a Índia representa, não apenas pela sua grande população, mas também pela sua forte tradição em inovação, tecnologia e agronegócio.
A missão incluiu visitas a empresas dos setores de tecnologia, agronegócio, energia, celulose e defensivos agrícolas. Claro enfatizou que Mato Grosso do Sul tem muito a oferecer e, ao fortalecer essas parcerias, pode expandir suas exportações e atrair investimentos. O foco também foi consolidar a Rota Bioceânica, um corredor logístico que conectará o Brasil ao Oceano Pacífico, passando por Paraguai, Argentina e Chile, com o objetivo de reduzir distâncias e custos de exportação.
Além das reuniões de negócios, Gerson Claro teve a oportunidade de participar de um encontro importante nas instalações da Tata Consultancy Services (TCS), uma das maiores empresas de tecnologia da Índia, o que também reforçou o interesse de Mato Grosso do Sul por inovações tecnológicas para seus setores produtivos.
Agora, a comitiva segue para o Japão e Singapura, com novos compromissos voltados a inovação, sustentabilidade e infraestrutura.
