
A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (16), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 48% dos brasileiros e desaprovado por 49%, em um cenário de estabilidade que se repete desde agosto deste ano. Em novembro, os números estavam em 47% de aprovação e 50% de desaprovação.
Segundo os dados, o presidente mantém um desempenho constante nas avaliações mensais. Em agosto, 46% aprovavam sua gestão e 51% desaprovavam. O cenário mais equilibrado foi registrado em outubro, quando os índices ficaram em 48% de aprovação e 49% de desaprovação.
Eleitores independentes e variação regional - Entre os eleitores que se declaram independentes — ou seja, que não se identificam com partidos — o índice de desaprovação é mais elevado: 54% não aprovam a gestão Lula, enquanto 42% aprovam. Em outubro, essa diferença era menor: 48% de desaprovação contra 46% de aprovação.
A pesquisa também mostra mudanças no mapa de apoio regional. A popularidade do presidente teve leve queda no Nordeste, onde tradicionalmente o PT reúne seus melhores índices. A aprovação caiu de 62% em outubro para 57% agora, enquanto a desaprovação subiu de 36% para 40%.
Em contrapartida, Lula melhorou sua avaliação no Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte, regiões onde historicamente encontra maior resistência.
Faixa de renda influencia percepção - Os dados revelam que a avaliação do governo varia conforme a renda familiar dos entrevistados. Entre quem ganha até dois salários mínimos, Lula teve um crescimento na aprovação: 58% aprovam sua gestão, contra 54% no mês passado. A desaprovação se manteve estável em 40%.
Já entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos, o presidente enfrenta maior resistência: 54% desaprovam o governo (eram 53% em novembro), enquanto a aprovação caiu de 45% para 43%.
Avaliação do governo - Na pergunta sobre a avaliação geral do governo, 34% dos entrevistados classificam a gestão como positiva (contra 31% em novembro), 25% como regular (eram 28%) e 38% como negativa, o mesmo índice registrado no mês anterior.
Entre os pontos mais bem avaliados da gestão Lula estão:
Apoio à cultura e às artes
Geração de empregos
Promoção de oportunidades
Educação
Já os piores desempenhos estão nas áreas de:
Combate à corrupção
Segurança pública
Economia
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro, com 2.004 entrevistados em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.


