Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
22 de setembro de 2025 - 14h04
tce
MUNDO

EUA sancionam esposa de Alexandre de Moraes e instituto ligado à família

Viviane de Moraes e o Instituto Lex foram incluídos em lista de sanções financeiras por decisão do Departamento do Tesouro americano

22 setembro 2025 - 11h25Felipe Frazão
Alexandre de Moraes durante entrevista ao The Washington Post, em seu gabinete no Supremo Tribunal Federal
Alexandre de Moraes durante entrevista ao The Washington Post, em seu gabinete no Supremo Tribunal Federal - (Foto: ABrasil)

O governo dos Estados Unidos impôs sanções financeiras à advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e ao Instituto Lex, ligado à família do magistrado.

Canal WhatsApp

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (22) pelo Departamento do Tesouro americano, por meio do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac). O instituto sancionado é administrado por Viviane em conjunto com os três filhos do casal.

A medida foi tomada com base na Lei Magnitsky, legislação que permite ao governo dos EUA aplicar sanções contra pessoas envolvidas em corrupção ou violações de direitos humanos.

A inclusão da esposa de Moraes e do Instituto Lex na lista de sanções ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, prometer retaliações em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Trump, que classificou a condenação como uma “caça às bruxas”, teria adiado o anúncio das sanções por alguns dias. A decisão foi vista como parte de um pacote de reações do republicano, que também elevou tarifas sobre produtos brasileiros no mesmo período.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas