Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
04 de fevereiro de 2026 - 16h27
maracaju
POLÍTICA INTERNACIONAL

EUA dizem estar prontos para negociar com Irã sob pressão de sanções

Secretário do Tesouro afirma que governo Trump mantém estratégia de pressão máxima e aguarda resposta de Teerã

4 fevereiro 2026 - 14h55Darlan de Azevedo
Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que Washington mantém pressão econômica e aguarda resposta do Irã para novas negociações.
Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que Washington mantém pressão econômica e aguarda resposta do Irã para novas negociações. - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Critica)

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta quarta-feira (4) que o governo do presidente Donald Trump está disposto a retomar as negociações com o Irã já na próxima sexta-feira (6), desde que Teerã concorde com a realização do encontro. A declaração ocorre em meio à intensificação das sanções econômicas impostas pelos norte-americanos ao regime iraniano.

Canal WhatsApp

Segundo Bessent, a estratégia adotada pela Casa Branca é de ampliar ao máximo a pressão econômica sobre o país persa como forma de forçar avanços diplomáticos. “O presidente Trump instruiu o Tesouro para pressionarmos ao máximo o Irã, e isso foi visto em dezembro”, afirmou o secretário, ao comentar os efeitos da crise econômica interna enfrentada pelo país.

Bessent associou a atual situação econômica iraniana a protestos recentes no país e avaliou que o impacto das sanções reduziu significativamente a capacidade financeira do governo iraniano. “A boa notícia é que o Irã está com poucos dólares para comprar armas ou bens”, declarou.

De acordo com o secretário do Tesouro, ainda não há definição sobre o local da eventual reunião entre representantes dos dois países. A expectativa inicial era de que o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, se encontrasse na sexta-feira, em Istambul, na Turquia, com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi.

No entanto, segundo informações divulgadas pelo site Axios, o regime dos aiatolás teria solicitado mudanças tanto no formato quanto no local das negociações, o que pode atrasar ou alterar os planos previamente discutidos entre as partes.

As declarações de Bessent reforçam o discurso da administração Trump de combinar pressão econômica com abertura para o diálogo, desde que o Irã aceite as condições impostas pelos Estados Unidos. Até o momento, não houve confirmação oficial por parte de Teerã sobre a realização do encontro.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas