
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu nesta terça-feira (14) a visita de 35 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Carlos Bernardes Staut, de Ribeirão dos Índios (SP). A atividade faz parte do projeto pedagógico “Experimentando o conhecimento – Staut em Campo”, que busca aproximar o conteúdo escolar da vivência prática por meio de visitas educativas.

A visita foi viabilizada por meio de proposição do deputado estadual Roberto Hashioka (União) e contou com a presença de professores e pais. O grupo conheceu de perto o funcionamento do Poder Legislativo sul-mato-grossense e aprendeu sobre o processo de criação das leis, além da estrutura da Casa de Leis.
Educação prática e conexão com políticas públicas - A recepção foi conduzida pela diretoria de Cerimonial da ALEMS, que apresentou aos estudantes locais como o saguão Nelly Martins, onde estão expostos objetos históricos do Parlamento, e a Galeria dos Presidentes. No piso superior, conheceram relíquias como a primeira máquina de ponto da Assembleia, o acervo de fotografias dos parlamentares de legislaturas anteriores e uma exposição voltada aos povos indígenas.
No Plenário Deputado Júlio Maia, os alunos aprenderam sobre o processo legislativo, desde a proposição até a votação de um projeto de lei. A experiência permitiu que eles observassem, na prática, como funcionam as políticas públicas e o papel do Legislativo estadual.
“Buscamos sempre mostrar como as políticas públicas funcionam e de que forma impactam nossas vidas. Aqui conseguimos discutir também as diferenças regionais e o olhar que Mato Grosso do Sul tem para questões ambientais”, explicou o coordenador de Gestão Pedagógica da escola, Claudinei Manoel de Souza.
Projeto conecta diversas disciplinas - O projeto “Staut em Campo” já levou alunos a outros estados, como São Paulo e Paraná, com o objetivo de demonstrar que o aprendizado em sala pode ser aplicado em diferentes contextos. Ele envolve disciplinas como Biologia, Sociologia, História, Química, Geografia e Artes, e culmina com uma viagem de encerramento ao fim do ano letivo.
“A ideia é fazer com que os alunos entendam que o conteúdo estudado pode ser visto e aplicado em várias situações do mundo real”, destacou Claudinei.
Durante a visita à ALEMS, o estudante Kayke Maciel, de 17 anos, destacou a importância da experiência para ampliar sua visão sobre a política. “É extremamente importante entender como funciona a política de outro lugar. Às vezes, o modo como um Estado organiza suas políticas pode servir de exemplo para aplicarmos melhorias também no nosso”, afirmou.
Kayke também destacou que a viagem tem sido rica em aprendizados sobre a realidade política, social e ambiental de Mato Grosso do Sul. “Visitamos o maior aquário de água doce e aprendemos sobre espécies da região. Agora conseguimos comparar o trabalho da ALEMS com o da Câmara dos Deputados, em Brasília. Isso vai nos ajudar a entender melhor como as leis são formadas e aplicadas”, concluiu.
A visita reforça a importância de projetos escolares que incentivam o contato direto com instituições públicas, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes e participativos.
