tjms
PRESIDENTE BOLSONARO

Espero que institutos de pesquisa não dobrem a aposta no segundo turno, diz presidente

A declaração do chefe do Executivo, em pronunciamento no Palácio da Alvorada, foi endossada pelo governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que declarou apoio a Bolsonaro no segundo turno.

5 outubro 2022 - 13h15
Presidente Bolsonaro votando
Presidente Bolsonaro votando - (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar os institutos de pesquisa nesta quarta-feira, 5, após o ministro da Justiça, Anderson Torres, ter pedido na véspera para a Polícia Federal investigar as empresas. A declaração do chefe do Executivo, em pronunciamento no Palácio da Alvorada, foi endossada pelo governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que declarou apoio a Bolsonaro no segundo turno.

Canal WhatsApp

"Muitos votaram em quem estava na frente para não ter segundo turno, para botar um ponto final nas eleições, para não perder mais um domingo, segundo a ideia dessas pessoas. Arrastaram, sim, pessoas para lá. Tanto é que, quando foi anunciado o segundo turno no domingo, o que aconteceu com nossa economia na segunda-feira? O dólar caiu demais, a bolsa subiu bastante, é uma demonstração de que estavam precificando o que apontavam os institutos de pesquisa, a volta do PT ", disse Bolsonaro.

"A intenção é interferir na democracia. Isso é antidemocrático", emendou. O chefe do Executivo também afirmou esperar que os institutos "não dobrem a aposta" no segundo turno. Na primeira etapa da disputa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro. A pesquisa Datafolha divulgada na véspera da eleição apontava o petista com 50% e o candidato à reeleição com 36%. O levantamento do Ipec, por sua vez, mostrava o candidato do PT com 51% e o chefe do Executivo com 37%.

Ibaneis, por sua vez, disse que quem vai determinar se haverá ou não investigação contra os institutos é a Polícia Federal. "Agora, é criminoso, por exemplo, colocarem aqui, um dia antes da eleição, um candidato que teve 4% com 16%, isso só pode ser crime", declarou o governador do DF, ao lado de Bolsonaro. "Os institutos de pesquisa no Brasil têm agido contra a democracia e merecem, sim, serem investigados e punidos", emendou.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas