
Nas eleições de 2 de outubro, cerca de 16 mil candidatos ao cargo de deputado estadual vão disputar o pleito. Eles são representantes da população do estado e compõem as assembleias legislativas, sendo responsáveis pela elaboração e aprovação de leis que estiverem relacionadas de temas pertinentes ao território estadual.

Com mandato de 4 anos, os deputados estaduais participam das sessões plenárias do parlamento estadual e dos trabalhos das comissões. Atendem os eleitores de sua região, representantes de entidades, lideranças de diversos segmentos e órgãos governamentais.
Cada unidade da federação tem de 24 a 94 deputados estaduais. O número varia de acordo com a quantidade de eleitores e a representação do estado na Câmara dos Deputados.
A função principal do deputado estadual é a de apresentar projetos de leis, emendas à constituição estadual, decretos legislativos, além de votar outros projetos encaminhados por outros deputados e pelo governador.
Os parlamentares estaduais também são responsáveis pela fiscalização contábil e financeira do estado. Entre as prerrogativas está a possibilidade de fazer diligências pessoais e fiscalizar o trabalho dos órgãos públicos.
Confira os atuais deputados estaduais de MS:
Coronel David (PL)
Felipe Orro (PSD)
Amarildo Cruz (PT)
Herculano Borges (Republicanos)
Mara Caseiro (PSDB)
Marcio Fernandes (MDB)
Professor Rinaldo (PODEMOS)
Pedro Kemp (PT)
Paulo Corrêa (PSDB)
Renato Câmara (MDB)
Zé Teixeira (PSDB)
Barbosinha (PP)
Capitão Contar (PRTB)
Jamilson Name (PSDB)
Marçal Filho (PP)
Londres Machado (PP)
Neno Razuk (PL)
Gerson Claro (PP)
Antonio Vaz (Republicanos)
Evander Vendramini (PP)
Lucas de Lima (PDT)
João Henrique (PL)
Paulo Duarte (PSB)
Lidio Lopes (PATRI)
