
Saiba Mais
- RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Lula propõe cessar-fogo na Ucrânia e negociação com países como China, Índia e Indonésia
- RELÇÕES INTERNACIONAIS
"Inaceitável", diz Lula sobre proposta da UE para acordo com Mercosul
- RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Na Itália, Lula elogia direitista Meloni e sugere à esquerda europeia defender imigrantes
- INTERNACIONAL
Na Itália, Lula diz que manutenção da atual taxa de juros é irracional
O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula, almoçou com a ex-presidente Dilma Rousseff em Paris nesta quinta-feira, 22 de junho de 2023. Dilma Rousseff atualmente ocupa o cargo de chefe do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como o banco dos Brics, que é um bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Lula foi responsável por indicar Dilma para presidir o banco dos Brics em fevereiro, e ela assumiu o cargo em março, em uma cerimônia realizada na China, que contou com a presença do próprio Lula.
O Novo Banco de Desenvolvimento desempenha um papel importante como fonte de empréstimos, financiamentos e assistências técnicas para projetos em países membros do bloco econômico Brics, bem como outros países em desenvolvimento.
Dilma Rousseff deve permanecer no comando do NBD até 2025, e sua nomeação é vista como uma tentativa de estreitar os laços entre o Brasil e a China.
O encontro entre Lula e Dilma em Paris é significativo, pois marca a reunião de dois líderes proeminentes do Partido dos Trabalhadores (PT) em um cenário internacional, e destaca a importância das relações internacionais e do desenvolvimento econômico para o Brasil.
