BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
EM INOCÊNCIA

Em entrevista à Rádio Montana, prefeito de Inocência anuncia mudança na data de pagar IPTU e admite erro no índice do reajuste

O "Toninho da Cofapi" pediu para que os contribuintes não paguem o imposto agora e quem já pagou aguardar para ser ressarcido

22 março 2021 - 15h30Da Redação
O prefeito de Inocência,  Toninho da Cofapi em entrevista à Rádio Montana do Grupo Feitosa de Comunicação
O prefeito de Inocência, "Toninho da Cofapi" em entrevista à Rádio Montana do Grupo Feitosa de Comunicação - (Foto: Divulgação)
ENERGISA

Em entrevista concedida à Rádio Montana FM 89,9, do Grupo Feitosa de Comunicação, o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos (DEM), o "Toninho da Cofapi", anunciou que a data de vencimento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) passou do dia 22 de março para o dia 5 de abril e, além disso, admitiu que há um erro no índice aplicado para reajustar o imposto, aconselhando que os contribuintes não antecipem o pagamento até a correção dessa falha. "Nós já baixamos o decreto com prorrogação para o dia 5 de abril a data de pagamento da 1ª parcela do IPTU devido às várias solicitações dos moradores. Entendemos que o vencimento para esta segunda-feira (22/03) não era viável, seria se o carnê tivesse sido entregue em fevereiro, mas como ele só foi emitido em março, nós tomamos a decisão de atender a população para que o primeiro vencimento seja no próximo dia 5 de abril", declarou.

Canal WhatsApp

Ele revelou que recebeu muitas reclamações quanto ao aumento do IPTU deste ano e, por isso, determinou que a Secretaria Municipal de Finanças apurasse o motivo de o reajuste ter chegado a 30% em alguns casos. "Fui informado que a administração anterior colocou apenas a inflação, ou seja, 3,9182% de aumento, quando você só corrige a inflação, não tem necessidade de lei ser aprovada pela Câmara de Vereadores. Acima da inflação, qualquer índice é obrigado ao Executivo mandar uma lei para a Casa de Leis aprovar ou não. Diante do decreto, foi produzido o carnê e não temos ainda o motivo de alguns imóveis terem um reajuste de até 30% sobre o valor passado. Acreditamos que pode ter ocorrido um erro do sistema, o qual já está sendo substituído, mas já podemos adiantar que esse aumento está irregular, principalmente diante do momento em que estamos vivendo, não é aceitável aumentar o IPTU acima da inflação", ponderou.

Ele revelou que recebeu muitas reclamações quanto ao aumento do IPTU deste ano e, por isso, determinou que a Secretaria Municipal de Finanças apurasse o motivo de o reajuste ter chegado a 30% em alguns casos

O prefeito completou que nos próximos dias já terá o esclarecimento para passar aos donos de imóveis em Inocência. "Quem já pagou, pode procurar a Prefeitura para ser ressarcido, só pedimos que os contribuintes esperem um pouco até o levantamento ficar pronto, não vamos penalizar o contribuinte por falhas técnicas. Estamos pedindo para que a população não pague agora o IPTU, pois os carnês terão os valores corrigidos, não queremos que sejam pagos esses carnês com esse aumento abusivo. Quem já pagou, peço que aguarde um pouco, vamos montar um processo administrativo para fazer o ressarcimento. Quem não pagou, não pague ainda, talvez não dê tempo de mudar até a nova data de pagamento, vamos tentar, mas aguardem até segunda ordem, não vamos cobrar juros e nem multa, vamos tentar resolver até o dia 5 de abril", avisou.

Pandemia - Ainda durante a entrevista, "Toninho da Cofapi" falou sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e quais os próximos passos serão tomados pela Prefeitura de Inocência. "Tivemos uma reunião com a Câmara de Vereadores de Inocência sobre isso, mas nada foi acertado ainda. Nesta segunda-feira, teremos uma reunião virtual com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, para discutir a situação em que se encontram hoje os municípios que têm UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) e sem UTIs. Em Inocência, ainda não estamos em situação de desespero, só temos dois internados. Também vamos discutir com o conselho da cidade, várias ideias para antecipar os feriados para reduzir o número de internações de cidades que têm UTIs", revelou.

O prefeito fez questão de pedir a compreensão de cada cidadão do município para o problema. "Não queremos fechar a cidade, mas, para que isso não venha acontecer, precisamos da ajuda de todos, da população e dos empresários. Por isso, nesses sete dias, fiquem em casa, não viagem para outras cidades, não receber visitas de outras cidades, precisamos dar as mãos, pois é um momento de reflexão, o Brasil está implodindo com essa pandemia e, se não tomarmos consciência, vamos passar por uma situação mais difícil ainda. Quem tiver necessidade de ir para cidade com UTI, não irá, pois tem vaga, terá de ficar aqui em Inocência", alertou.

O prefeito fez questão de pedir a compreensão de cada cidadão do município para o problema da pandemia na cidade

Ele ressaltou que os médicos estão avisando e hoje não tem mais como transferir. "Peço novamente a compreensão da população, o que vai nos salvar é a vacina, mas ela está chegando aos poucos, todos nós queremos ser vacinados, mas não tem o suficiente ainda, a fabricação não atende a demanda mundial. Tenham compreensão, vamos nos ajudar, depende de nós. Com a restrição, dá resultado sim, ajuda muito. Melhoramos a situação do nosso hospital de campanha, instalamos três respiradores, mas é o que podemos fazer. Vamos torcer para que os leitos sejam esvaziados e voltemos ao normal. Se dermos um tempo para as cidades com UTIs, a situação vai melhorar", projetou.

Sobre fechar a cidade, Toninho da Cofapi reforçou que se trata de um ato extremo. "Na Capital, fecharam e, por isso, evitem aglomerações. Vamos segurar, quem sabe dá uma amenizada, e voltamos à normalidade. Mas só a vacina vai nos salvar dessa pandemia. Sobre as barreiras sanitárias, as decisões não serão tomadas só pelo Poder Executivo, pois nós temos um comitê para tomarmos as decisões em conjunto. Há possibilidade sim de instalarmos barreiras sanitárias, o que ficar decidido será implantado o mais rápido possível. Já melhorou muita a conscientização das pessoas em comparação com o mês de fevereiro, mas precisamos de mais rigor, sem aglomeração", solicitou.

LDO - O prefeito ainda entrou no assunto do orçamento da Prefeitura para o exercício de 2022. "Praticamente, em todos os mandatos para trás, as assessorias não se preocupavam em fazer um levantamento dos últimos três anos com o orçamento de cada pasta. Então, o Orçamento ia para a Câmara de Vereadores com o velho copia e cola. Você ver cada coisa que não tem nexo com a realidade do nosso município. O motivo era que copiavam de outros municípios e colavam. O resultado foi que, na gestão anterior, a Casa de Leis aprovou um remanejamento de 5% para este ano e esse percentual é totalmente inviável da maneira como é feito o orçamento hoje", contou.

Ele explica que devido a isso tem de mandar, praticamente todos os dias, projetos para a Câmara para fazer o remanejamento do orçamento, o que atrasa o atendimento à população. "Quando você tem um orçamento mais próximo do real, fica mais fácil para o prefeito trabalhar. Há casos que seriam necessários R$ 1 milhão para operar, mas, no orçamento, foi colocado mais de R$ 5 milhões, ou seja, quase quatro vezes mais do que precisava. Isso acabou tirando o orçamento que seria necessário para outras áreas, o que nos obriga pedir à Casa de Leis que aprove o remanejamento do orçamento de uma área para outra", lamentou.

Toninho da Cofapi também fez questão de ressaltar que sempre trabalhou e continua trabalhando com transparência. "Não queremos esconder nada de ninguém, todos me conhecem, sabem da minha índole, sou empregado do povo, vou trabalhar para atender as demandas do povo. O sonho é muito grande para ser realizado, talvez não consiga, mas vou me redobrar o máximo para conseguir realizar", finalizou, acrescentando que pede aos seus secretários que cuidem das suas pastas como se estivessem cuidando das próprias casas. "Nós temos de zelar pelo patrimônio público", concluiu.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas