
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, concluiu uma série de encontros estratégicos no Japão, onde discutiu parcerias e novas possibilidades de investimento para o Estado com grandes conglomerados empresariais como Sumitomo e Mitsui. Além disso, manteve diálogo importante com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e com o embaixador brasileiro no país, Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes.

Reunião da comitiva de MS com a empresa Sumitomo
Encerramos nossos compromissos no Japão com reuniões produtivas junto à Sumitomo, Mitsui e Jica, que atuam em áreas distintas, mas todas com interesse direto em Mato Grosso do Sul. Foi um dia positivo, repleto de expectativas para o futuro do nosso Estado”, avaliou Riedel.
O governador destacou que a Sumitomo possui forte presença no setor agrícola, com foco especial em proteína animal — segmento em expansão em Mato Grosso do Sul, especialmente em suínos e aves. Já a Mitsui é parceira estratégica na MSGás, onde foram discutidas até mesmo a renovação de contratos vigentes.
Reunião com a empresa Mitsui
Sobre a Jica, Riedel ressaltou o histórico de investimentos da agência no Estado, citando como exemplo a renovação de pastagens degradadas na década de 1970, além do potencial para recuperação de 3 a 4 milhões de hectares ainda disponíveis para esse fim em MS. “Também destacamos o ambiente institucional favorável, que é um fator crucial para atrair investidores”, completou.
Sérgio Longen, presidente da Fiems (Federação das Indústrias de MS), classificou as reuniões como “extremamente satisfatórias” e destacou o alinhamento entre poder público e setor privado. “Os empresários perceberam claramente a integração do ambiente de negócios, com Executivo, Legislativo e iniciativa privada caminhando juntos em uma direção comum”, afirmou.
Reunião com embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes
Além dos encontros empresariais, a comitiva se reuniu com o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, reforçando o compromisso em defender os interesses de Mato Grosso do Sul e estreitar relações com o país asiático.
A Missão Ásia, iniciada em 4 de agosto, segue até o dia 16, com passagem pela Índia, Japão e Singapura, e tem como foco principal apresentar o potencial econômico de Mato Grosso do Sul, atrair investimentos e fortalecer parcerias com mercados asiáticos.
