Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
08 de novembro de 2025 - 00h37
comper
POLÍTICA

Eduardo Bolsonaro acusa Nikolas de liderar movimento para 'se livrar do Bolsonaro'

Deputado compartilhou publicação que aponta dissidência na direita e críticas à atuação de parlamentares jovens

7 novembro 2025 - 21h00Bruna Rocha
Nikolas Ferreira, deputado federal, foi alvo de críticas compartilhadas por Eduardo Bolsonaro
Nikolas Ferreira, deputado federal, foi alvo de críticas compartilhadas por Eduardo Bolsonaro - (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a atacar publicamente o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), acusando-o de liderar uma articulação para se afastar politicamente do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em postagem feita nas redes sociais nesta sexta-feira (7), Eduardo compartilhou um conteúdo que atribui a Nikolas e à deputada Ana Campagnolo (PL-SC) o comando de uma “dissidência” entre parlamentares mais jovens da direita.

Canal WhatsApp

A publicação, feita pelo perfil MafinhaBarba no X (antigo Twitter), diz que “Nikolas quer se livrar do Bolsonaro de vez” e estaria atuando para manter apoio entre o eleitorado bolsonarista sem, no entanto, manter vínculos diretos com o ex-presidente. “Eles querem continuar sendo eleitos pelos bolsonaristas, mas não querem mais prestar contas ao Bolsonaro”, diz o texto compartilhado por Eduardo.

Postagem aponta disputa interna pela vaga de Carlos Bolsonaro - A mensagem sugere ainda que Nikolas Ferreira e Ana Campagnolo estariam alinhados para disputar a vaga política do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, e que essa articulação estaria “dando certo”. A publicação afirma que a intenção seria herdar espaço político dentro da base bolsonarista, mas sem manter fidelidade ao grupo mais próximo de Jair Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro não apenas compartilhou o conteúdo, como endossou os elogios feitos a ele e ao analista político Paulo Figueiredo, apresentados como os representantes do “lado certo” da direita na atual disputa interna.

“Eles estão lutando contra o verdadeiro mal e defendendo os inocentes. É muito simples saber de que lado ficar: veja o lado que abre mão voluntariamente de seus privilégios”, diz a postagem. “O ganancioso por poder não consegue abandonar privilégios porque só quer mais privilégios. E quem fez isso foi Eduardo Bolsonaro.”

Críticas se intensificam com proximidade das eleições - Essa não é a primeira vez que Eduardo Bolsonaro dirige críticas públicas a Nikolas Ferreira, um dos deputados federais mais votados do país nas últimas eleições. Em julho, ele afirmou que era “triste ver a que ponto Nikolas chegou”, após desentendimentos sobre estratégias políticas e agendas públicas.

A tensão entre os dois ganhou novos capítulos recentemente com a divulgação do relatório da Polícia Federal (PF) que embasou o indiciamento de Jair Bolsonaro e de Eduardo. Em mensagens atribuídas ao parlamentar paulista, Eduardo menciona links com críticas a Nikolas e ironiza a atuação do mineiro.

Em uma das mensagens via WhatsApp, segundo a PF, Eduardo afirma: “Divulgar a manifestação na Avenida Paulista, zero. Divulgar palestra em Curitiba, vale até repostar o Silvio Grimaldo. Jair Bolsonaro está em BH, já já veremos na prática a arte de ‘colar no Bozo’ pra depois ‘descolar do Bozo’”.

Contexto eleitoral pode explicar disputa por espaço - A movimentação nas redes sociais reflete uma disputa crescente por protagonismo dentro da direita brasileira, especialmente entre as novas lideranças políticas e os aliados históricos de Jair Bolsonaro. Com a aproximação das eleições municipais de 2024 e a perspectiva de uma reorganização da base bolsonarista para 2026, nomes como Nikolas Ferreira e Ana Campagnolo têm ganhado visibilidade própria e ampliado sua atuação nacional.

Enquanto isso, figuras como Eduardo Bolsonaro buscam manter a centralidade da família Bolsonaro no comando do movimento, o que tem gerado atritos e críticas públicas entre os grupos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop