Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
19 de fevereiro de 2026 - 09h43
CAMARA
POLÍTICA

Depoimento de dono do Banco Master é antecipado na CPMI do INSS

Daniel Vorcaro foi convocado para comparecer na segunda-feira (23) ao Senado Federal; comissão investiga empréstimos consignados

19 fevereiro 2026 - 08h20João Pedro Bitencourt
Empresário Daniel Vorcaro foi convocado para depor na CPMI do INSS na segunda-feira (23)
Empresário Daniel Vorcaro foi convocado para depor na CPMI do INSS na segunda-feira (23) - (Foto: Reprodução)

O empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, vai prestar depoimento na próxima segunda-feira (23) às 16h, no Senado Federal. A data foi antecipada pelo presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana, que anunciou a mudança nesta quarta-feira (18) pelas redes sociais.

Canal WhatsApp

A comissão investiga possíveis irregularidades em empréstimos consignados e prejuízos a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social.

O depoimento estava marcado inicialmente para o dia 5 deste mês. Depois, foi adiado para o dia 26, após a defesa de Vorcaro informar um problema de saúde. Agora, a oitiva foi remarcada para antes, segundo o senador, para dar prioridade aos trabalhos da comissão.

Ao comentar o adiamento anterior, Carlos Viana afirmou que pode determinar a condução coercitiva caso o empresário não compareça. “Agiremos como a Constituição nos garante. Isso foi conversado com o ministro Dias Toffoli, do STF, que ele terá de vir à CPMI. Isso está acertado. Ele virá por boa vontade. Se não vier, usarei da minha autoridade como presidente da comissão para trazê-lo aqui”, declarou.

Ao anunciar a nova data, o senador afirmou que a comissão mantém o foco na apuração de prejuízos a beneficiários do INSS. Segundo ele, o compromisso é com o País e, principalmente, com viúvas, órfãos e aposentados que teriam sido lesados por quem deveria defendê-los.

O parlamentar acrescentou que os trabalhos da CPMI seguirão com responsabilidade e rapidez, com o objetivo de esclarecer os fatos investigados. A investigação analisa a concessão de empréstimos consignados, modalidade em que as parcelas são descontadas diretamente do benefício pago pelo INSS.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop