
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), afirmou em entrevista à BBC Brasil que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) "não tem condições" de cumprir pena em um presídio comum, como o Complexo Penitenciário da Papuda. Condenado por liderar uma tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro está atualmente em prisão domiciliar por violar medidas cautelares em outra investigação, por coação.

"Acho muito improvável que se possa colocar presos vulneráveis no sistema penitenciário que é controlado pelo crime organizado. As condições são péssimas", afirmou Dirceu. Segundo ele, além do ambiente, o estado de saúde e o perfil emocional de Bolsonaro o tornariam incapaz de suportar a rotina carcerária. “Me parece que ele é uma pessoa psicossomática, muito instável, que vai acelerando. Não tem autocontrole”, analisou.
Comparações com Lula e críticas a proposta de anistia
Dirceu, que já foi preso cinco vezes e cumpriu pena no mensalão e na Lava Jato, lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso em uma cela da Polícia Federal em Curitiba. “Não foi assim com o presidente Lula, né? Ele foi preso. É verdade que era uma prisão da Polícia Federal”, destacou.
Na entrevista, o ex-ministro também criticou a proposta de anistia e redução de penas para os condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. O relator do chamado "PL da Dosimetria", deputado Paulinho da Força (SolidariedadeSP), já admitiu que o texto pode reduzir entre 7 e 11 anos da pena de Bolsonaro. "Esses que estão falando em diminuir as penas agora, nos últimos dez anos eles aumentaram as penas para tudo no Brasil, sem condições do sistema penitenciário receber esses presos", rebateu Dirceu.
Valdemar é o mais “habilidoso da direita”, diz petista
Dirceu também comentou sobre Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, hoje aliado de Bolsonaro, mas que também foi aliado de Lula em 2002 e, posteriormente, companheiro de cela no mensalão. Segundo o petista, Valdemar é "o político mais hábil da direita brasileira".
"Ele construiu um partido que tem 92 deputados e elegeu o presidente da República. Então, não pode subestimar", disse. Dirceu o classificou como "um dos quadros mais qualificados da direita brasileira".
Candidatura em 2026 como “reparação”
José Dirceu confirmou ainda que pretende disputar uma vaga de deputado federal por São Paulo em 2026, pela quarta vez. Segundo ele, a decisão atende a um pedido direto do presidente Lula e servirá como “reparação” após suas prisões, que considera injustas.
O ex-ministro é um dos quadros históricos do PT e foi uma das figuras centrais do governo Lula no início dos anos 2000. Após condenações no escândalo do mensalão e na Lava Jato, ficou afastado da vida pública, mas tem retomado influência nos bastidores políticos.
