3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
POSSE DO NOVO MINISTRO

Dino descarta festas oferecidas por associações e participará de missa após posse no STF

Futuro ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino optou por missa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, após cerimônia de posse marcada para as 16h

19 fevereiro 2024 - 17h45Karina Ferreira, especial para o Estadão
Flávio Dino tomará posse no STF nesta quinta-feira (22)
Flávio Dino tomará posse no STF nesta quinta-feira (22) - (Foto: Wilton Junior/Estadão)

Canal WhatsApp

O futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, optou por recusar as tradicionais celebrações promovidas pelas principais associações de magistrados do país após a posse na Corte na quinta-feira (22). Em vez disso, o ex-ministro da Justiça e atual senador participará de uma missa de ação de graças na Catedral de Brasília imediatamente após a cerimônia de posse.

As ofertas para a organização do evento, que poderia ser um jantar ou um coquetel, foram feitas pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidades associativas que tradicionalmente alugam espaço e contratam serviços para as festividades de posse de novos ministros. Esse tipo de celebração sempre ocorre por adesão, ou seja, são vendidos ingressos e cada participante paga pela entrada para custeá-lo, ficando a cargo das associações somente a organização.

O Estadão apurou que Dino não deu nenhum motivo específico para a recusa. Não é novidade que um ministro opte por não fazer uma festividade após a posse. A escolha por uma cerimônia com jantar e convidados ou outro tipo de celebração menor e mais intimista é de cada magistrado.

Último a tomar posse no STF, Cristiano Zanin comemorou o novo cargo com uma cerimônia organizada pela AMB com ingressos que custaram entre R$ 500 e R$ 900. Antes dele, o ministro André Mendonça, assim como Dino, não teve festa, e sim uma celebração religiosa. O culto de ação de graças em homenagem a ele ocorreu na Catedral da Baleia, sede da Assembleia de Deus Ministério Madureira, em Brasília, e contou com a presença do então presidente e responsável por sua nomeação, Jair Bolsonaro (PL).

A missa após a posse de Flávio Dino será celebrada por Dom Paulo Cezar Costa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, e está marcada para as 19h, no mesmo dia da sessão solene.

A Arquidiocese de Brasília informou ao Estadão que o pedido foi feito pelo próprio Dino, que conversou com Dom Paulo propondo a celebração. Apesar de envolver a posse de um ministro, a missa seguirá os mesmos ritos tradicionais da Igreja Católica e deverá durar pouco mais de 1h. É possível que o líder religioso chame Dino para um discurso, mas não há cronograma definido além do tradicional.

A sessão de posse no STF será iniciada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, e não há previsão de discursos. Pela tradição, o novo ministro é conduzido ao plenário pelos magistrados que estão há mais e menos tempo no Supremo, hoje Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, respectivamente. A solenidade está marcada para as 16h.

Dino fará o juramento de cumprir a Constituição e também assinará o termo de posse. Em seguida, receberá cumprimentos dos presentes no Salão Branco, que fica atrás do plenário.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas