
Um projeto de lei apresentado nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) pode criar o Dia Estadual do Antigomobilista, data destinada a homenagear colecionadores e apreciadores de veículos antigos. A proposta foi apresentada pelo deputado Antonio Vaz (Republicanos) durante sessão ordinária.

O termo “antigomobilista” se refere a pessoas que, por hobby ou estilo de vida, se dedicam à restauração e preservação de carros antigos, ou simplesmente os apreciam como patrimônio histórico e cultural.
O deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos)
“A inclusão, no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, do Dia Estadual do Antigomobilista visa valorizar a cultura automotiva, preservar a memória histórica e incentivar o turismo cultural”, afirmou o deputado Vaz. Ele acrescentou que os veículos antigos “representam verdadeiras relíquias que marcaram épocas, carregando histórias, avanços tecnológicos e o estilo de vida de diferentes gerações”.
O parlamentar ressaltou também que a nova data pode movimentar a economia local, beneficiando setores como hotelaria, alimentação, comércio e serviços. “Além de proporcionar um espaço de convivência e troca de experiências entre colecionadores, restauradores e entusiastas, a iniciativa fortalece o turismo e o comércio em Mato Grosso do Sul”, explicou.
Após o período de recebimento de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se aprovado, passará pelas comissões temáticas e depois para votação em sessões plenárias da ALEMS.
