fiems
PROJETO DE LEI

MS pode ganhar dia oficial em homenagem a apaixonados por carros antigos

Projeto de lei propõe criação do Dia Estadual do Antigomobilista para valorizar cultura automotiva e incentivar turismo

19 agosto 2025 - 14h40Osvaldo Júnior
Deputado Antonio Vaz apresenta projeto que cria Dia Estadual do Antigomobilista em Mato Grosso do Sul, valorizando cultura automotiva e turismo local.
Deputado Antonio Vaz apresenta projeto que cria Dia Estadual do Antigomobilista em Mato Grosso do Sul, valorizando cultura automotiva e turismo local. - (Foto: Reprodução)

Um projeto de lei apresentado nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) pode criar o Dia Estadual do Antigomobilista, data destinada a homenagear colecionadores e apreciadores de veículos antigos. A proposta foi apresentada pelo deputado Antonio Vaz (Republicanos) durante sessão ordinária.

Canal WhatsApp

O termo “antigomobilista” se refere a pessoas que, por hobby ou estilo de vida, se dedicam à restauração e preservação de carros antigos, ou simplesmente os apreciam como patrimônio histórico e cultural.

O deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos)O deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos)

“A inclusão, no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, do Dia Estadual do Antigomobilista visa valorizar a cultura automotiva, preservar a memória histórica e incentivar o turismo cultural”, afirmou o deputado Vaz. Ele acrescentou que os veículos antigos “representam verdadeiras relíquias que marcaram épocas, carregando histórias, avanços tecnológicos e o estilo de vida de diferentes gerações”.

O parlamentar ressaltou também que a nova data pode movimentar a economia local, beneficiando setores como hotelaria, alimentação, comércio e serviços. “Além de proporcionar um espaço de convivência e troca de experiências entre colecionadores, restauradores e entusiastas, a iniciativa fortalece o turismo e o comércio em Mato Grosso do Sul”, explicou.

Após o período de recebimento de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se aprovado, passará pelas comissões temáticas e depois para votação em sessões plenárias da ALEMS.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop