
Mato Grosso do Sul está dando um importante passo em direção a um futuro mais sustentável. Durante o lançamento do pacote de medidas para redução e isenção de tributos, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (05) no Sebrae, em Campo Grande, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Rudel Trindade, concedeu uma entrevista exclusiva, revelando mais detalhes sobre incentivo ao uso de GNV (Gás Natural Veicular) como combustível alternativo e o projeto de instalação de novos eletropostos no estado.

O pacote de medidas, que abrange impostos e taxas, tem como objetivo fomentar a economia, gerar empregos e criar oportunidades para pequenos e médios empresários. Uma das medidas é a redução de taxas e a isenção de IPVA para veículos movidos a GNV, onde governo estadual busca promover uma matriz energética mais diversa e limpa, que reduza o impacto ambiental e ofereça uma alternativa mais econômica aos motoristas. Segundo Rudel Trindade, o investimento em eletropostos e o incentivo ao uso de GNV são iniciativas complementares, que visam oferecer soluções mais sustentáveis para a mobilidade urbana.
O investimento em eletropostos é parte desse esforço do governo estadual para promover a sustentabilidade e a diversificação da matriz energética, como ressaltou Rudel Trindade na entrevista.
Além da inauguração do primeiro eletroposto de carga rápida do estado na Cidade Universitária da UFMS em Campo Grande, já existem planos para a instalação de novos pontos de recarga em locais estratégicos, como o BioParque Pantanal e a UEMS.
O objetivo é transformar a frota do Detran totalmente elétrica nos próximos anos e atender também a UEMS, que está instalada ao lado do Detran, permitindo a recarga de bicicletas elétricas e oferecendo uma matriz energética limpa e boa para o meio ambiente.
Serviço
Para utilizar o eletroposto, é necessário efetuar o cadastro no aplicativo EzBike (Android ou iPhone), fruto de uma parceria entre a UFMS, o Governo do Estado, o Detran-MS e empresas da iniciativa privada. Com a instalação de novos eletropostos, Mato Grosso do Sul se destaca como um estado que se preocupa com o meio ambiente e busca soluções inovadoras para a mobilidade urbana.
