TCE
CASA DE LEIS

MS poderá ter lei que reconhece pessoas com doença renal crônica como deficientes

Deputados aprovam dois projetos em primeira discussão durante sessão ordinária na ALEMS

14 agosto 2025 - 10h40Fernanda Kintschner
Deputado Paulo Corrêa é autor do projeto
Deputado Paulo Corrêa é autor do projeto - (Foto: Reprodução)

Na manhã desta quinta-feira (14), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), os deputados aprovaram em primeira discussão dois projetos de lei.

Canal WhatsApp

O Projeto de Lei 237/2024, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), foi aprovado. Ele propõe o reconhecimento das pessoas com doença renal crônica como pessoas com deficiência, garantindo-lhes os mesmos direitos e benefícios previstos para essa categoria em legislação. Após a aprovação, a proposta segue para as comissões de mérito para análise mais detalhada.

O Projeto de Lei 170/2025, apresentado pelo Poder Judiciário, também foi apreciado. Ele cria 150 novos cargos de analista judiciário e 10 cargos de técnico de nível superior. De acordo com a justificativa, a medida é necessária devido à insuficiência de cargos efetivos, o que tem comprometido a capacidade de atendimento da instituição frente à crescente demanda por serviços judiciais e administrativos. Assim como o outro projeto, essa proposta também segue para análise das comissões de mérito.

Além desses, estavam na pauta o Projeto de Lei 91/2025, de autoria do deputado João Henrique (PL), e o Projeto de Lei 22/2025, do deputado Neno Razuk (PL), mas ambos foram retirados da pauta durante a sessão.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop