BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
NOVA ALVORADA DO SUL

Deputado propõe túnel de acesso ao Restaurante Água Rica na duplicação da BR-163

Renato Câmara pede que governador interceda junto à concessionária Motiva para preservar ponto histórico e cultural em Nova Alvorada do Sul

3 setembro 2025 - 18h45Débora Louise
Fachada do Restaurante Água Rica, fundado em 1958 e tombado como de Valor Relevante Histórico e Cultural pelo Decreto nº 1.585/2017, patrimônio que se tornou referência para viajantes na BR-163.
Fachada do Restaurante Água Rica, fundado em 1958 e tombado como de Valor Relevante Histórico e Cultural pelo Decreto nº 1.585/2017, patrimônio que se tornou referência para viajantes na BR-163. - (Foto: Reprodução/Internet)
ENERGISA

O deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou nesta quarta-feira (3) uma indicação ao governador Eduardo Riedel (PSDB) para que seja construído um túnel de acesso ao Restaurante Água Rica, localizado no km 413 da BR-163, em Nova Alvorada do Sul. A solicitação ocorre no contexto das obras de duplicação da rodovia, conduzidas pela concessionária Motiva, antiga CCR MSVia.

Canal WhatsApp

Fundado em 1958, o Restaurante Água Rica é reconhecido como patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul. O Decreto nº 1.585/2017 declarou o espaço como de “Valor Relevante Histórico e Cultural”, incluindo-o no Livro de Tombo do município.

Localizado próximo ao distrito de Anhanduí, a cerca de 60 km de Campo Grande e 45 km de Nova Alvorada do Sul, o restaurante tornou-se uma das paradas mais tradicionais da BR-163. Famoso por pratos caseiros e sobremesas como arroz doce e pudim, o local se consagrou pela chipa e pelo pão de queijo preparados pela família Tomaz, símbolos da gastronomia sul-mato-grossense.

Para Renato Câmara, a duplicação da rodovia é fundamental para a mobilidade da região, mas não pode comprometer a memória cultural do Estado. “A obra de duplicação não pode inviabilizar estabelecimentos que fazem parte da história da região. O túnel é uma medida de segurança e preservação cultural”, defendeu.

O parlamentar pediu que o Estado interceda junto à concessionária Motiva, antiga CCR MSVia, e ressaltou: O parlamentar pediu que o Estado interceda junto à concessionária Motiva, antiga CCR MSVia, e ressaltou: “Esse é um pedaço da memória de Mato Grosso do Sul que precisa ser preservado”.

O parlamentar destacou ainda o valor afetivo do local: “Quantas pessoas já pararam para comer uma chipa ou um pão de queijo ali? Esse é um pedaço da memória de Mato Grosso do Sul que precisa ser preservado”.

Renato Câmara afirmou que seu mandato busca integrar desenvolvimento com preservação cultural: “O nosso mandato busca soluções que unam desenvolvimento, segurança e preservação do patrimônio cultural”.

O deputado é reconhecido por iniciativas ligadas à mobilidade urbana, ao desenvolvimento sustentável e a políticas públicas que conciliam infraestrutura, meio ambiente e qualidade de vida.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas