
A possível construção de uma ponte sobre o Rio Paraná, ligando Taquarussu, em Mato Grosso do Sul, a Porto São José, no Paraná, voltou ao centro do debate na Assembleia Legislativa de MS nesta quinta-feira, 19. O deputado estadual Roberto Hashioka comemorou, da tribuna, a conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do projeto.
A análise foi contratada pelo Governo do Paraná, por meio da Itaipu Binacional, e aponta que a nova rota pode reduzir em até uma hora o tempo de deslocamento até o Porto de Paranaguá, um dos principais corredores de exportação do País.
Segundo Hashioka, a proposta é antiga e vem sendo discutida desde 2013, quando ele ainda era prefeito de Nova Andradina e promoveu audiência pública para tratar do tema. O deputado afirmou que a ligação deve facilitar o escoamento da produção e beneficiar não apenas Mato Grosso do Sul, mas também outras regiões, incluindo o Norte do Brasil.
De acordo com o parlamentar, a ponte terá cerca de dois quilômetros de extensão. O projeto prevê a conexão com a MS-473, além da restauração da PR-577 e a construção de um contorno de acesso até a BR-376.
Hashioka também destacou os desafios técnicos envolvidos na obra, como a travessia do Rio Paraná e as áreas de várzea dos rios Bahia e Ivinhema. Segundo ele, os governadores dos dois Estados apoiam a iniciativa e, com o estudo concluído, deve ser organizada uma agenda para dar início ao processo licitatório pelo Governo do Paraná.

