Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
09 de outubro de 2025 - 17h39
DP-Barros---Parabens-MS
SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Deputada defende instalação de câmeras em escolas de MS para aumentar segurança

Projeto de Lei 264/2024, de autoria do Executivo, propõe implantação de sistema de videomonitoramento em unidades de ensino; proposta ainda é debatida na ALEMS

9 outubro 2025 - 13h00Christiane Mesquita
Mara Caseiro pede urgência na aprovação de projeto que prevê câmeras em escolas
Mara Caseiro pede urgência na aprovação de projeto que prevê câmeras em escolas - (Foto: Luciana Nassar)

A deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), defendeu na tribuna a aprovação do Projeto de Lei 264/2024, de autoria do Poder Executivo, que propõe a instalação de câmeras de vídeo em estabelecimentos de ensino, com proibição de captação de áudio.

Canal WhatsApp

A parlamentar destacou que a medida busca reforçar a segurança em escolas públicas e privadas, diante do aumento de ocorrências como furtos, ameaças, agressões físicas e porte de armas.

“Vários profissionais e alunos têm pedido a instalação dessas câmeras. É uma necessidade urgente para garantir mais segurança a todos”, afirmou.

Mara Caseiro também mencionou que o projeto recebeu emendas dos deputados João Henrique (PL), Pedro Kemp (PT) e uma emenda conjunta assinada por ela, Junior Mochi (MDB) e Caravina (PSDB).

“Peço à deputada Gleice Jane, relatora do projeto, que a matéria siga em análise e tramitação na Casa, pois há uma cobrança da sociedade pela aprovação dessa proposta”, completou.

A relatora da matéria na Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração, deputada Gleice Jane (PT), reforçou que a discussão precisa ser amplamente debatida antes da votação final.

“Temos feito visitas às escolas e estudado casos de inconstitucionalidade em outros estados. Precisamos entender se as câmeras realmente trazem benefícios ou se representam algum risco”, explicou.

Gleice Jane afirmou ser contrária à instalação de câmeras em salas de aula, mas ressaltou que a decisão deve refletir o consenso da comunidade escolar. “Meu compromisso é apresentar um relatório que represente a visão da educação sobre o tema. Esse debate precisa ser amadurecido dentro da Assembleia”, concluiu.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop