carne
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM DOURADOS

Deputada Lia Nogueira reforça pedido para implantar curso de Medicina na UEMS de Dourados

Com apoio do Governo do Estado e da UEMS, município pode se tornar polo de formação em saúde, com destaque para a Medicina e Fonoaudiologia.

21 agosto 2025 - 17h05Assessoria - Renata Rirossi
A deputada Lia Nogueira reforça a importância da implantação do curso de Medicina em Dourados, com apoio do Governo do Estado e da UEMS, além da criação de novos cursos na área de saúde.
A deputada Lia Nogueira reforça a importância da implantação do curso de Medicina em Dourados, com apoio do Governo do Estado e da UEMS, além da criação de novos cursos na área de saúde. - Foto: Assessoria - W. Junior
ENERGISA

No início de 2023, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) iniciou a defesa da implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Dourados. Em 2025, a parlamentar voltou a reforçar o pedido junto ao Governo do Estado, destacando a importância de consolidar a presença da UEMS na área da saúde, já que o município atualmente oferece apenas o curso de Enfermagem.

Canal WhatsApp

O governador Eduardo Riedel (PP) sinalizou positivamente à proposta, autorizando os estudos técnicos e de viabilidade. Durante uma reunião com a deputada nesta quinta-feira (21), o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, confirmou que a universidade possui as condições estruturais e acadêmicas necessárias para implantar o curso de Medicina. A sinalização do governo é considerada decisiva para que o processo avance com segurança.

A implementação do curso de Medicina em Dourados também está atrelada ao funcionamento do Hospital Regional, que é visto como essencial para a formação de médicos. O hospital, que recebeu quase R$ 90 milhões em investimentos do Estado, está previsto para começar a operar ainda em 2025, com algumas áreas, como o Centro de Diagnóstico, já prontas. A unidade será administrada por uma organização social especializada.

Oportunidade histórica para Dourados

Para a deputada Lia Nogueira, o novo cenário traz uma oportunidade histórica para Dourados se consolidar como polo de formação na área da saúde. “Com o Hospital Regional em funcionamento, é urgente avançar para que Dourados, como sede da UEMS, tenha protagonismo na formação de profissionais de saúde. É um passo necessário e justo para a população”, destacou.

Além do curso de Medicina, a deputada também adiantou que pretende formalizar a solicitação do curso de Fonoaudiologia, considerando a viabilidade confirmada pela UEMS e a grande demanda por profissionais na área em todo o Estado.

Atualmente, o campus da UEMS em Campo Grande oferece cursos como Medicina, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, enquanto Dourados permanece com o curso de Enfermagem. A expansão dos cursos de saúde em Dourados poderá transformar o município em um importante centro de formação e melhorar o atendimento à região.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop